Ano: VI Número: 57
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Do berço ao berço


Livro: Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente
Autor(a): Michael Braungart e William McDonough
Editora: Gustavo Gili

Postado: 26/06/2014

   

Lançado pela editora Gustavo Gili, o livro Cradle to Cradle: criar e reciclar ilimitadamente, de Michael Braungart e William McDonough discute temas voltados para os desafios da produção e da sustentabilidade no mundo contemporâneo.

Cunhada por Michael Braungart, a expressão Cradle to Cradle significa do berço ao berço.

De acordo com este conceito, mais do que reduzir o impacto que envolve a produção é preciso repensar a forma com que tudo é fabricado, considerando todas as fases dos materiais envolvidos, como extração e o processamento, por exemplo.

Com argumentos claros, acessíveis e bem-humorados, os autores discorrem como é possível desenvolver um sistema de produção que articule vantagens comerciais e ambientais.

Ao longo dos seis capítulos do livro, a dupla dá exemplos reais de situações e de projetos pelo mundo que ilustram as principais ideias do conceito, e finaliza com uma orientação de como criar um projeto cradle to cradle.

Originalmente publicado em inglês em 2002, a edição brasileira conta com prefácio de Alexandre Gobbo Fernandes – um dos pioneiros na aplicação dos conceitos do cradle to cradle no Brasil – e uma introdução de Braungart para a reedição de 2008.

 

Michael Braungart é fundador e CEO científico da EPEA Internationale Umweltforschung GmbH, em Hamburgo, Alemanha. Também é cofundador e chefe científico da McDonough Braungart Design Chemistry (MBDC), em Charlottesville (Virgínia), EUA, além de fundador e chefe científico da Hamburger Umweltinstitut (HUI).

William McDonough é arquiteto por formação e consultor, é uma autoridade reconhecida internacionalmente em matéria de desenvolvimento sustentável. Além de trabalhar na William McDonough + Partners e na McDonough Braungart Design Chemistry, McDonough assessora empresas e governos em todo o mundo através da McDonough Innovation.

 


Comentários

Envie um comentário