O ensino do design em nível superior começou no Brasil em 1963 e, nas últimas duas décadas, teve uma expansão extraordinária. Contudo, esse sucesso na área acadêmica ainda não se converteu em realidade econômica de mesma dimensão.
Em um mundo com rápidas transformações, muitas empresas progrediram investindo em inovações tecnológicas e no seu complemento quase obrigatório – o design. Essas inovações tem se constituído em uma das principais fontes de conquista do mercado e de lucros no moderno mundo dos negócios.
Infelizmente, no Brasil, ainda são poucas as empresas que investem no design como fator competitivo. Para convencer os empresários, sempre muito pragmáticos, não é suficiente falar ou escrever artigos argumentando sobre as vantagens do design. Para eles é necessário mostrar exemplos concretos de sucesso.
A coleção de Cases do Design Brasileiro, organizada pelo professor Auresnede Pires Stephan, cumpre o importante papel de apresentar projetos reais de design, desenvolvidos no país, por designers brasileiros, com sucessos comprovados. O primeiro volume, lançado em 2008 pela Editora Blucher, já apresentou os dez primeiros cases. Surge agora o volume 2, em 2010, apresentando novos dez.
Os cases foram criteriosamente selecionados pelo professor Stephan entre aqueles profissionais consagrados e que receberam diversos prêmios, como os do Museu da Casa Brasileira, Prêmio Aloísio Magalhães, Prêmio ABRE de Design e Embalagens, Prêmio IDEA/Brasil, Prêmio House & Gift Design, IF Design Award (Alemanha) e muitos outros.
Os 10 cases apresentados nesse volume 2 têm as seguintes autorias:
Antonio Eduardo Pinatti. Apresenta o design de frascos de vidro colorido para perfumes, em tons pasteis, direcionados para meninas-moças, entre 11 e 18 anos. A empresa do Grupo Wheaton Brasil já produziu mais de dez mil frascos desse projeto da linha teen, com forte apelo emocional.
Christian Julius Folz e Marcos Roismann. O primeiro é engenheiro, coordenador de projetos de produtos da Faber-Castell. O segundo, designer, é consultor externo em design. Eles mostram um caso interessante de cooperação entre uma equipe interna de projeto e consultores externos no desenvolvimento do Estojo Flip Box para lápis coloridos, destinado ao público infantil.
Gértri Bodini. Apresenta uma linha de produtos da Origin Ecologic, empresa que dá prioridade ao respeito ecológico em suas atividades. Destaca-se uma linha de utilidades domésticas produzidas com madeira Lyptus, de reflorestamento, tratada com um produto antimicrobiano. Entre os objetos está um bowl para marinar, que obteve diversos prêmios.
Joaquim Redig. Apresenta diversos projetos desenvolvidos na PVDI, desde 1966, em colaboração com Aloísio Magalhães. Entre os projetos recentes, nos anos 2000, destaca uma linha de mobiliário de pista em postos de gasolina, display de óleo lubrificante e bomba de óleo Lub Gás, produzidos para a Petróleo Ipiranga.
Levi Garcia. O autor é gerente de tecnologia da Docol Metais Sanitários Ltda. Desenvolveu metais sanitários para uso racional da água, principalmente para banheiros públicos. Aplicando tecnologia própria, desenvolveu válvulas e torneiras de fechamento automático, proporcionando economia de trinta por cento de água, em relação às torneiras manuais.
Levi Girard. A Tecnologia Automotiva Catarinense – TAC - investiu no desenvolvimento do jipe off-road Stark, lançado com sucesso no Salão do Automóvel de 2006, devido às suas características inéditas de design automobilístico. Com isso atraiu atenção de grandes montadoras como a GM, Peugeot e Fiat. Com esta última foi feita uma parceria para adaptar o motor diesel da Fiat Powertrain Technologies e continuar o aperfeiçoamento do protótipo. Novo modelo foi apresentado no Salão do Automóvel de 2008 e toda a produção de 2009 foi vendida.
Marcelo de Resende. Apresenta-se o caso da ducha elétrica ThermoSystem, da Botega Eletrônica, incorporando tecnologias para reduzir o consumo de energia elétrica. Em paralelo, o autor apresenta a sua experiência de projeto no Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial - LBDI, criado em 1984 e extinto em 1996, após prestar relevantes serviços no treinamento, desenvolvimento e difusão do design.
Nelson Ivan Petzold e José C. Bornancini. A dupla Petzold & Bornancini foi responsável pelo lançamento de 500 produtos durante quase 50 anos de atuação, incluindo móveis, cutelaria e aparelhos eletrodomésticos. Entre eles, são famosas as tesouras Mundial de Ponto Vermelho, com cabo plástico e lâminas estampadas. Apresenta-se mais detalhadamente o desenvolvimento do garrafão térmico Supertermo de 3 e 5 litros, da Termolar, que vendeu 45 milhões de unidades durante três décadas.
Roberto Brazil. Apresenta a história da TecToy, empresa brasileira que progrediu rapidamente atuando na área de brinquedos eletrônicos. Em colaboração com a japonesa Sega desenvolveu o console Máster System Super Compact, que vendeu mais de 200 mil unidades, sendo exportada para Argentina, Chile e Uruguai.
Virgínia Cavalcanti e Ana Maria Andrade. Esse case apresenta o trabalho de parceria entre universidade e empresa para o desenvolvimento de produtos utilitários como copos, jarras, potes e garrafas térmicas para as empresas Companhia Industrial de Vidros – CIV e Alpha Plast. Detalha-se o desenvolvimento de vários modelos de garrafas térmicas Calliente e Super Calliente.
Todos esses cases mostram decisões de empresários pioneiros e ousados que conseguiram obter bons resultados com a aposta no poder do design. Em muitos deles discute-se o processo de negociação e elaboração do briefing, envolvendo dirigentes das empresas e equipes de projeto em design. Também podem-se verificar as metodologias aplicadas no desenvolvimento dos projetos e os diversos percalços que ocorrem nesse percurso. Enfim, trata-se de experiências intensivamente vividas por empresários, tomadores de decisões e projetistas de design.
Itiro Iida é engenheiro de produção (1965), doutor em Engenharia pela USP (1971), professor Adjunto do curso de Desenho Industrial da UnB e autor do livro Ergonomia:Projeto e Produção.
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