Ano: VII Número: 61
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Serrote#19


Livro: revista serrote
Autor(a): vários
Editora: Instituto Moreira Salles

Postado: 30/03/2015

   

A revista de ensaios serrote #19, editada pelo Instituto Moreira Salles, reúne ensaios que procuram compreender o mundo atual: hiperconexão, redes sociais e bombardeio de imagens são alguns dos temas abordados neste novo número.

No ensaio “Cultura do déficit de atenção”, o professor de filosofia alemão Christoph Türcke afirma que a repetição, fundamento do que nos tornou humanos, é hoje uma compulsão que erode a imaginação e a vida intelectual.

A videoartista alemã de origem japonesa Hito Steyerl, no ensaio “Em defesa da imagem ruim”, analisa o papel das imagens de baixa definição e de sua reprodução em grande escala como um instrumento de crítica possível ao mundo em HD.

A publicação apresenta o ensaio visual “Piero”, do artista e designer gráfico Milton Glaser e as reflexões do crítico de arte, poeta, escritor e etnólogo Michel Leiris sobre a obra do catalão Joan Miró, em “Sobre Joan Miró”.

Textos de George Plimpton, Jeremiah Sullivan, Antônio Xerxenesky e Luigi Amara, e ilustrações de Claudius,Raymond Hains, Bellows, J.M.W. Turner, Gustave Courbet e Georg Baselitz também compõem a revista.

Já na seção “Alfabeto serrote”, o professor de história da fotografia Luc Sante evoca “Sépia”, a cor da nostalgia.

 


Comentários

Envie um comentário