Ano/Número TODAS
ISSN: 1983-005X
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O Pensamento Matemático na Arte de Nosso Tempo
Max Bill
Tradutor(a): Aracy Amaral

Antes de tudo, devemos esclarecer que por pensamento matemático na arte não se deve entender medidas e cálculos aplicados à arte: o conceito não pretende ser tão restrito. Até hoje, toda obra de arte teve, em proporções variáveis, uma fundamentação matemática com base em partes e estruturas geométricas.

Postado:20/05/2010
Edição: Ano III - Número 29
 
Suprematismo
Kasimir Malevitch
Tradutor(a):

Por suprematismo entendo a supremacia da pura sensibilidade na arte. Do ponto de vista dos suprematistas, as aparências exteriores da natureza não apresentam nenhum interesse: essencial é a sensibilidade em si mesma, independentemente do meio em que teve origem.

Postado:22/04/2010
Edição: Ano III - Número 28
Programa da Staatliche Bauhaus em Weimar
Walter Gropius
Tradutor(a): João de Souza Leite

O objetivo definitivo de todas as artes visuais é a construção total. A mais nobre função das artes plásticas foi, em algum momento, o embelezamento da construção; elas eram componentes indispensáveis da grande arquitetura Hoje as artes existem em isolamento, do qual podem ser salvas apenas por meio do esforço consciente e cooperativo de todos os artífices

Postado:26/03/2010
Edição: Ano III - Número 27
 
O Estado da História do Design: problemas e possibilidades (parte 2)
Clive Dilnot
Tradutor(a): Ana Cláudia Berwanger

O empirismo tem causado muitos problemas à história do design, conduzindo os historiadores a uma posição defensiva e a recusar o engajamento no debate. Embora a cultura intelectual se baseie em argumentação e controvérsia, os historiadores ortodoxos do design têm respondido às frequentes críticas dos métodos, propósitos e abordagens do assunto apenas indicando os legítimos problemas de pesquisa, ou, com menor validade, negando a importância de conceitos, ideias e métodos.

Postado:22/01/2010
Edição: Ano III - Número 36

 


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