Abilio Guerra
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo Mackenzie, editor do Portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora.
Carlos Vogt
Poeta e lingüista, coordenador do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor), da Unicamp, universidade da qual foi reitor (1990-1994), presidente da Fapesp (2002-2007), atualmente, secretário de ensino superior do estado de São Paulo.
Eduardo Côrte Real
Eduardo Côrte Real trabalha desde 1999 no Instituto de Artes Visuais, Design e Marketing (IADE), de Portugal, onde é Professor Associado, presidente do conselho científico, investigador da UNIDCOM, e coordena o programa de doutoramento em Design. É editor em chefe do Journal On-Line “The (radical) Designist”, ThRaD, www.iade.pt/designist. Publicou recentemente os livros "The Smooth Guide to Travel Drawing" e “The Triumph of Design”. Mantém o blog "The Smooth blog to Travel Drawing" em http://eduardocortereal.wordpress.com/
Gui Bonsiepe
Designer formado pela escola de Ulm (HfG Ulm), onde lecionou. Trabalhou no Chile, na Argentina e no Brasil, onde criou o Laboratório Brasileiro de Desenho Industrial. É autor de “Tecnologia” da Tecnologia, Design do Objeto à Interface, entre outros livros.
Helena Barbosa
Helena Barbosa é Prof. Auxiliar em Design no Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, Portugal, e Vice-Diretora do Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura [ID+]. O seu interesse particular incide na Teoria e História do Design, Estudos em Design, Museologia e Museografia, Museus virtuais, Cultura Material, com especial incidência no cartaz, e ainda nas áreas Artísticas e de Educação. É responsável pelo conteúdo de um museu virtual on-line do cartaz (30.000 espécimes), projeto em desenvolvimento na Universidade de Aveiro. É membro do conselho editorial e membro da comissão científica da diversas revistas científicas e ainda do ICDHS - International Committee for Design History and Design Studies.
Júlio Roberto Katinsky
Arquiteto, designer, professor doutor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo. Escreveu vários textos didáticos sobre arquitetura, design e ensino artístico.
Manoel Coelho
Arquiteto e designer, foi professor titular, coordenador do curso de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná por vários anos, coordenou a implantação dos cursos de Design em 1975. São de sua autoria inúmeros projetos de espaços urbanos, sinalização, identidade visual e mobiliário urbano da cidade de Curitiba. Recebeu várias premiações, destacando-se o Prêmio pelo conjunto de obras no XV Congresso Brasileiro de Arquitetos Oscar Niemeyer, prêmio pelos projetos de sinalização e mobiliário urbano para Curitiba na 3.ª Bienal Internacional de Arquitetura de São Paulo e Prêmio Excelência na 2.ª Bienal Brasileira de Design.
Marie-Josée Therrien
é doutora em História da Arte pela Universidade de Laval, Québec. Dedica-se a estudos de arte contemporânea, arquitetura moderna e contemporânea e história do design. Trabalhou em vários museus e dedica-se a estudos museiais. é professora da Ocad, Ontario College of Arts and Design
Pablo Salomone
Pablo Salomone é professor titular regular de Diseño (I, II y III) na carreira de Design Gráfico da Faculdade de Arquitectura, Design e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires desde 2009, e docente desde 1994. Foi Subsecretario Acadêmico (2010/2014) e atualmente é Subsecretário de Comunicação na mesma instituição. Foi docente de pós-graduação de 2005 a 2007 e colaborador de projetos da UBACyt. Na esfera pública, foi líder de projetos como o Programa de Comunicação Visual do Governo da cidade de Buenos Aires (coordenador); redesenho de identidade da Municipalidade de San Martín e Diretor do Programa Nacional de formação permanente do Ministério de Educação. Na esfera privada, foi diretor de arte de periódicos da América Central e diretor editorial de varias empresas, desenvolvendo trabalhos para ESPN,?Discovery, MTV, Vila Sésamo. A partir de seu estúdio, realiza trabalhos para empresas nacionais e estrangeiras como Shimao Mall y Quosom Center (China), Musimundo e Jumbo (Argentina).
Ricardo Ohtake
Formado pela FAU-USP, é designer gráfico, foi diretor do MIS, Cinemateca, e Centro Cultural SP. Ocupou os cargos de Secretário da Cultura (Estado), do Verde e do Meio Ambiente (Cidade). É diretor do Instituto Tomie Ohtake.
Roberto dos Santos Bartholo Jr.
O economista Roberto dos Santos Bartholo Jr. é professor do Programa de Engenharia de Produção da COPPE/UFRJ, onde criou e coordena o Laboratório de Tecnologia e Desenvolvimento Social (LTDS, www.ltds.ufrj.br) e o Instituto Virtual de Turismo (IVT-RJ, www.ivt-rj.net). É editor do Caderno Virtual de Turismo, periódico científico do IVT-RJ. É líder dos grupos de pesquisa Gestão de Iniciativas Sociais (GIS), Turismo e Desenvolvimento Social (TDS) e Design de Serviços e Inovação Social (DESIS). É autor de vários livros, capítulos de livros e artigos nos seguintes temas:conhecimento, poder e ética, desenvolvimento social, desenvolvimento sustentável, turismo e desenvolvimento social e gestão social.
Silvia Fernández
é designer especializada em Comunicação Visual formada na Universidade Nacional La Plata, Argentina. Foi professora de Comunicação Visual na Faculdade de Belas Artes, UNLP até 1990 e diretora de Comunicação Institucional da Municipalidade de La Plata (1987-1990). Foi professora das disciplinas de Design na Universidade de Palermo, Buenos Aires, e na UDLA, Puebla(2003-2004). Foi decana da Faculdade de Design e Comunicação da Universidad del Este (2009-2010), La Plata, Argentina). Ministrou cursos e conferências na Argentina, no Brasil, Uruguai, Paraguai, Chile, México, na Alemanha, Itália e Nova Zelândia, nos Estados Unidos. Seus artigos foram publicados em revistas especializadas da América Latina e dos Estados Unidos, como a Design Issues. É coordenadora de NODAL (Nodo Diseño America Latina) , a partir do qual coordenou o livro Historia del Diseño en América Latina y el Caribe, publicado pela Editora Blücher em 2008.
Yvonne Mautner
Professora junto ao programa de Pós Graduação da FAUUSP, com atuação na área de produção do espaço urbano e de aspectos da cultura material, moldados ao longo do processo de industrialização no Brasil.
|