Ano: IV Número: 45
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

Nas tramas do consumo


Livro: O Hedonista Virtuoso – Criatividade Mercantil e projeto de consumo
Autor(a): Giovanni Cutolo
Editora: Perspectiva

Postado: 14/06/2012

   

Publicado pela primeira vez em 1989, O Hedonista Virtuoso – Criatividade Mercantil e projeto de consumo foi recentemente traduzido e lançado pela editora Perspectiva em sua série Debates.

Em seu livro, o italiano Giovanni Cutolo discute as tramas que envolvem as relações estabelecidas entre indústria, mercado e consumidores.

De acordo com o autor, em uma sociedade imbuída pela ética mercantil e moldada pelo uso de objetos produzidos industrialmente, caberia ao público consumidor a busca pelo equilíbrio entre a estética, a comodidade e a consciência de suas responsabilidades sociais e políticas diante da experiência do consumo.

Partindo desta premissa, o autor desenvolve sua linha argumentativa pautando-se no entrelaçamento de referenciais teóricos do campo da arte, ética, luxo e design e elementos diretamente relacionados ao processo de produção, distribuição e consumo de bens e serviços.

 

Giovanni Cutolo é jornalista, professor, vice-presidente da ADI (Associazione per Il Disegno Industriale) e Presidente  da  Fondazione ADI Collezione Compasso d’Oro.  Na década de 1970, atuou na área de design em Milão na Artemide, colaborando com empresas europeias como Luceplan, Bulthaup, Vitra, Voko, La Cornue, entre outras. Fundou as revistas mensais de design MODO (1976) e GAPcasa (1978). Entre suas obras, destacam-se “L’Edonista Virtuoso” (Lybra 1989), “L’Altra Faccia del Design” (Lybra 1999), “cucina.come” (Lybra 2001) e “Lusso & Design” (Abitare 2003). No final da década de 1960, foi responsável pela tradução para o português da Obra Aberta de Umberto Eco.

 


Comentários

Envie um comentário