Reunindo ensaios elaborados a partir de pesquisas realizadas em diversas partes do mundo, Trecos, troços e coisas: estudos antropológicos sobre cultura material, do antropólogo britânico Daniel Miller, propõe a formação de uma “indisciplina” dedicada ao conhecimento das coisas e das funções que elas podem desempenhar na organização das relações sociais.
A análise comparativa entre as sociedades de Trinidad, Índia e Grã-Bretanha estabelece, por exemplo, o valor que as roupas assumem na definição do ser – e como o estudo da indumentária revela que a contraposição entre ser superficial e ser profundo pode se inverter de acordo com as relações sociais.
Dos estudos de casos sobre moradias e decoração à investigação acerca da mídia, a obra revela diferentes perspectivas sobre o campo de estudos sobre a cultura material e aponta para necessidade de novos métodos na interpretação dos objetos enquanto formadores de nossa vida psíquica e social.
Daniel Miller é professor de antropologia no University College London e autor de inúmeros livros, entre os quais Consumption and his Consequences. Dedicado ao estudo da cultura material, atualmente realiza pesquisas em antropologia digital, mídias e redes sociais.