Não seria exagero afirmar que boa parte da população desconhece os nocivos desdobramentos do uso recorrente de mamadeiras, bicos e chupetas nas primeiras fases da alimentação infantil.
Cunhado como um hábito cultural, tal prática pode levar à diminuição do estímulo do mamilo e da retirada do leite, ocasionando, muitas vezes, a redução do aleitamento materno.
Além dos problemas mencionados, a utilização destes utensílios pode prejudicar a função motora oral e causar problemas ortodônticos provocados pela sucção, que não estimula adequadamente músculos da cavidade oral.
Partindo destas questões, Cristine Nogueira Nunes desenvolveu tese de doutorado na qual analisa e problematiza o uso desses produtos.
Em Amamentação e o desdesign da mamadeira: por uma avaliação da produção industrial, lançado pela editora PUC-Rio, a designer indica como um produto, como a mamadeira, por exemplo, necessita ser repensada pelos profissionais que a projetam.
Para além das considerações sobre o design de tais objetos, a publicação também aborda a história da profusão de alimentos artificiais no hábito nutricional de crianças e cita campanhas de amamentação realizadas em âmbito nacional e internacional.
Cristine Nogueira Nunes é designer formada pela ESDI/UERJ, com mestrado e doutorado em design pela PUC-Rio, onde é professora desde 1993.