Quais são os desafios presentes na vida de quem habita as grandes cidades? O que fazer para melhorar o transporte público e a qualidade de vida nas metrópoles?
Para tentar responder a essas perguntas, a editora BEI lançou recentemente o livro São Paulo na encruzilhada: uma discussão sobre mobilidade e adensamento.
O livro nasceu de uma mesa-redonda realizada pelo Arq.Futuro no Insper (Instituto de Ensino e Pesquisa), em 2012, sobre as questões mais urgentes da capital paulista e das metrópoles em geral.
Os acontecimentos posteriores confirmaram a relevância da questão da mobilidade na construção de cidades mais justas.
Em junho de 2013, a crescente insatisfação com o transporte público na cidade culminou numa grande manifestação, quando a população foi às ruas contra o aumento da tarifa dos ônibus.
Além da transcrição do debate, a obra traz entrevistas com os palestrantes e textos que aprofundam e ampliam os assuntos abordados, do ponto de vista da gestão, da economia, do direito público e do meio ambiente.
Essas colaborações adicionais são assinadas por Sérgio Leitão, diretor do Greenpeace Brasil; José Luiz Portella, ex-secretário de Transportes do estado de São Paulo; Marcos Lisboa, economista e diretor vice-presidente do Insper; e Fernanda Meirelles Ferreira, advogada da Fundação Getulio Vargas. No final há glossário de termos ligados à área de transportes.
Norteada pela relação entre o adensamento da cidade e a melhoria da mobilidade urbana, a publicação concentra-se na análise de alternativas de transporte, soluções para a fluidez do tráfego, projetos para humanizar as ruas e calçadas e formas de organização pautadas pela ideia de convívio democrático.