Em sua 15ª edição, a revista de ensaios do Instituto Moreira Salles traz o caderno especial “Retrato da rua”, com três verbetes-ensaios escritos por intelectuais que aceitaram analisar os protestos que varreram o país: “Revolta”, por Carla Rodrigues, “Repressão”, por Tales Ab’Sáber, e “Radicalismo”, por Ruy Fausto.
A essas três vozes, somam-se as vozes da imprensa, dos cartazes e das palavras de ordem, compiladas pelo jornalista Paulo Werneck.
A imagem do painel pintado por Jacob Lawrence na década de 1940, da coleção The Migration Series, ilustra a capa. Outras pinturas da mesma série ilustram o artigo “Notas de um filho nativo”, de James Baldwin, um texto clássico sobre a consciência racial nos Estados Unidos.
O ensaio vencedor do 2º prêmio de ensaísmo serrote, “A arquitetura dos intervalos”, de Francesco Perotta-Bosch, que relaciona a obra 4’33”, de John Cage, com a arquitetura do Museu de Arte de São Paulo, MASP, compõe a publicação. Croquis de Lina Bo Bardi acompanham o texto.
Integram também a serrote: “Caderno, arquivo, livro” de Alejandro Zambra, com ilustrações de William Kentridge, “Uma americana é uma Americana” de Adam Gopnik, com ilustrações de Man Ray e o ensaio “Dostoiévski lê Hegel na Sibéria e cai em prantos”, do filósofo húngaro László Földényi, com pinturas de Kazimir Malevich.