Lançado pela editora Blucher, Abridores de letras de Pernambuco – um mapeamento da gráfica popular traça um panorama da produção de letreiramentos populares e da profissão de pintor letrista em diferentes cidades pernambucanas.
A publicação é fruto de pesquisa realizada em diversos municípios durante cinco anos. O trabalho resultou na constituição de um acervo composto por mais de 1000 imagens coletadas nessas regiões.
Ao longo de suas 140 páginas, o livro destaca a investigação da linguagem visual desses artefatos, o uso de cores, tipografias e suportes, bem como no processo de confecção desses objetos por seus artífices, procurando revelar as inspirações e influências que norteiam o trabalho dos pintores letristas, suas ferramentas e técnicas.
Fátima Finizola é designer gráfica e pesquisadora na área de design vernacular e tipografia. Doutoranda em Design pela UFPE e sócia da Corisco Design,
Solange Coutinho é designer, PhD pela University of Reading, Inglaterra, professora do Departamento de Design da UFPE e coordenadora da Equipe Associada 1 - PROCAD/CAPES.
Damião Santana é especialista em design da Informação pela UFPE. Sócio da Corisco Design e fundador do projeto colaborativo Crimes Tipográficos é designer por formação e fotógrafo por vocação.