A participação de colegas dos Estados Unidos, Itália, Alemanha, Inglaterra, Índia e América Latina, embora realizada em breves apresentações, permitiu traçar um perfil do estado atual da história do design, conhecer as linhas de pesquisa, novas aberturas temáticas, abordagens renovadas de temas tradicionais na história do design, novas tendências metodológicas e mudanças das ênfases discursivas.
Foi possível identificar cinco grandes temas:
1) a história do design a partir da perspectiva historiográfica ou a meta-história do design (Vanni Pasca, Giovanni Anceschi).
2) os temas tradicionais analisados a partir de novas perspectivas para a história do design, como a sócio-política e sócio-técnica (Siegfried Gronert, David Crowley, Raimonda Riccini);
3) a apresentação de casos singulares, a partir também de uma perspectiva sócio-política (Carlo Vinti, Gui Bonsiepe);
4) a influência da economia e das políticas de Estado no desenvolvimento histórico do design (Uday Athavankar, Silvia Fernández),
5) As coleções de design (Paola Antonelli, Giampiero Bosoni).
Vale destacar como novidade um interesse marcado pela história do design nas universidades, o que foi explicitado por vários participantes, frente a uma teoria do design mais generalista ou vinculada à gestão do design, uma corrente que enfatiza a análise e a produção da história do design a partir de sua própria perspectiva, prescindindo da história da arte ou da arquitetura e uma abertura da história para a interação com novos campos de interesse como a economia, a política e a técnica (tecnologia), assim como o surgimento do interesse pelas coleções de design.
Particularmente, vale comentar a ótima acolhida que teve o livro Historia del Diseño de América Latina y el Caribe, apresentado nas exposições de Silvia Fernández e de Gui Bonsiepe. Os comentários se centraram no surpreendente método de trabalho coletivo, realizado por meio do documento programático que norteou a escrita dos artigos, os resultados obtidos e a qualidade editorial e do design.
Do ponto de vista latino-americano, o encontro permitiu ’instalar’ uma região da história do design não só desconhecida, mas também subestimada e, como contrapartida, apresentar projetos de design que, por sua escala social, econômica e demográfica permitiram demonstrar a importância que o design teve (e o potencial que tem) nas políticas de desenvolvimento.
Os curadores do encontro foram Marco De Michelis, Vanni Pasca e Raimonda Riccini. O encontro foi apresentado por Medardo Chiapponi, atual Decano da Faculdade Arte e Design da Universidade IUAV de Veneza.
A coordenação da Segunda Conferência esteve a cargo de Vanni Pasca (Universidade de Palermo), no dia 15, e de Alberto Bassi (Universidade IUAV de Veneza), no dia 16.
Participantes:
Dennis P. Doordan (University of Notre Dame, Indiana): The Future of the Past.
Giovanni Anceschi (Università Iuav di Venezia): Storia del design, tempi del design.
Jeremy Aynsley (Royal College of Art, Londres): Design history from a UK perspective: recent directions and future agendas.
Fulvio Carmagnola (Università di Milano Bicocca): Il design nell’economia dei beni simbolici. Un’ipotesi critica.
David Raizman (Drexel University, Philadelphia): The Design History Survey: Finding Common Ground in the Age of the Marginal.
Fulvio Irace (Politecnico di Milano): Storia dell’architettura e storia del design.
Uday Athavankar (Industrial Design Center, IIT, Mumbai): Do objects speak in their mother tongue? A conflict of global and local histories.
Silvia Fernandez (NODAL - Nodo Diseño América Latina): The impact of public policy on design in Latin America. Outstanding examples from the Fifties and Sixties.
Gui Bonsiepe (Infodesign, Buenos Aires): A Counter-Hegemonic Utopia: The Operations Room Design for the Cybersyn Project in Chile.
Marco De Michelis (Università Iuav di Venezia): Albers e Moholy in America:due Bauhaus.
David Crowley (Royal College of Art, Londres): Double Agents: Modern Design in the Cold War?
Siegfried Gronert (Bauhaus-Universität, Weimar): Design History in the Two Germanys.
Paola Antonelli (Museum of Modern Art, New York): Design and Museums. How to prepare for the Present.
Carlo Vinti (Università Iuav di Venezia): Storia dell’immagine di impresa: design e politica culturale nella grande industria italiana degli anni ‘50 e ’60.
Giampiero Bosoni (Politecnico di Milano): Il sistema degli oggetti nella storia degli interni.
Raimonda Riccini (Università Iuav di Venezia): Innovazione socio-tecnica e storia degli oggetti.