Escrito por Ethel Leon, jornalista, professora de história do design e editora da Agitprop, o livro IAC: primeira escola de design do Brasil (diagramação: Vista Design; capa: Mônica Watanabe e Maysa Tiyomi Togashi) analisa e discute a trajetória do Instituto de Arte Contemporânea em São Paulo nos anos 1950.
Inaugurada em 1951, com a exposição de obras do artista suíço Max Bill, o Instituto de Arte Contemporânea (IAC) do MASP foi a primeira escola de desenho industrial do Brasil.
A escola, que funcionou entre 1951 e 1953, reuniu grandes nomes. Entre seus professores estavam Lina Bo Bardi, Pietro Maria Bardi, Jacob Ruchti, Oswaldo Bratke, Roger Bastide, Flávio Motta, entre outros.
Lá estudaram alguns dos que formariam uma geração de importantes designers modernos brasileiros, entre os quais Alexandre Wollner, Emilie Chamie, Estella Aronis e Ludovico Martino.
Amparada em extensa pesquisa documental, Ethel Leon discute as origens intelectuais da escola, retomando as diferentes fases da Bauhaus e do Instituto de Design de Chicago.
Debate seus dilemas no ambiente paulistano que se modernizava e os entraves à sua continuidade, que são problemas originários de nossa condição periférica, especialmente nos anos anteriores à grande arrancada industrialista do governo Juscelino Kubitschek.
Escola original, que compreendia atividades ligadas à Moda, ao Design Gráfico e de produtos, vinculada às práticas artísticas do Museu, o IAC antecedeu a lendária escola de Ulm e igualava, entre seus heróis, os arquitetos utópicos europeus e os designers do mercado norte-americano.
Muito mencionada em trabalhos de História do Design Brasileiro, a escola ainda não ganhara pesquisa específica de fôlego.
Lançado recentemente pela editora Blucher, o livro é fruto da dissertação de mestrado defendida pela autora em 2006 sob a orientação do professor Júlio Katinsky (FAU/USP).
Composta por seis capítulos, a presente obra, é entremeada por diversos documentos visuais e conta prefácio ensaístico da professora Ana Maria Belluzzo.
Ethel Leon é jornalista, pesquisadora e professora de história do design. Leciona História do Design e História do Design Brasileiro na Faculdade de Campinas (Facamp) e, desde 2012, é curadora da programação da Atec Cultural. É mestre e doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP. É autora de Design Brasileiro Quem Fez, Quem Faz (Senac RJ, 2005); do texto do livro João Baptista da Costa Aguiar Desenho Gráfico (Senac SP, 2006); de Memórias do Design Brasileiro (Senac SP, 2009); e co-autora, com Marcello Montore, do capítulo brasileiro da História do Design na América Latina (Blücher, 2009). Organizou várias exposições de design brasileiro, entre as quais, “Singular & Plural, quase 50 anos de design brasileiro” e “Ornamentos do Corpo e do Espaço”, realizadas no Instituto Tomie Ohtake; e, com Kiko Farkas e Felipe Taborda, da mostra brasileira apresentada no Designmai, Berlim, 2006.