Lançada pela editora Annablume, a coletânea Histórias do design no Brasil apresenta variados enfoques sobre a formação e a consolidação desse campo profissional, a partir da visão de pesquisadores com formações distintas.
Organizada por Marcos da Costa Braga e Dora Souza Dias, a publicação dá prosseguimento aos temas discutidos no primeiro volume lançado em 2012.
O processo de desenvolvimento industrial ocorrido no país ao longo do século XX desencadeou mudanças no consumo, no mercado e nas instituições de ensino que preparavam seus alunos para enfrentarem as mudanças da economia brasileira.
As empresas e os profissionais se depararam com a necessidade de adaptação à nova realidade, que não raro os obrigaram a optar entre a transição para novas tecnologias e a fidelidade às formas de trabalho já estabelecidas.
Contemplando os universos do design gráfico e de produto, o livro conta com textos de Antonio Franco, Dora Souza Dias, Elizabeth Romani, Iana Garófalo Chaves, Isabella Ribeiro Aragão, Luciano Cardinali, Mina Warchavchik Hugerth, Roberto Temin, Sílvia Nastari e Verônica Thomazini Passos.
Marcos Braga possui graduação em Desenho Industrial pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2005). Atualmente é professor do Departamento de História da Arquitetura e Estética do Projeto da FAU/USP.
Dora de Souza Dias possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (2010). Atualmente desenvolve pesquisa de mestrado na mesma instituição, na área de concentração Design e Arquitetura.