Por meio da análise de matérias publicadas em distintas revistas, nacionais e internacionais, o livro Elegância, beleza e poder na sociedade de moda dos anos 50 e 60, da historiadora Mara Rúbia Sant Anna, discute as concepções de elegância e de beleza que se reformularam ao longo das décadas de 1950 e 1960 no Brasil e na França.
Lançada pela editora Estação das Letras e das Cores, a publicaçãodescreve, ao longo de três partes que agrupam seis capítulos, as práticas de beleza e suas implicações com a constituição de estratégias de poder, responsáveis por compor novos grupos de elite.
Em meio as discussões inovadoras sobre a moda produzida nas décadas seguintes a Segunda Guerra Mundial é possível conhecer as crises, as reconstruções e os desafios vividos pela sociedade francesa para se manter como berço da Alta Costura enquanto se modernizava.
Neste processo, a publicidade, as exaltações da beleza e os concursos de miss da época reformularam estratégias de poder e inserção social.
A autora sustenta que os discursos criados no contexto da segunda metade do século XX reformularam padrões de elegância e beleza.
Além de gerar outras subjetividades, criaram outras relações sociais e novos poderes e fizeram despontar no universo urbano o sujeito-moda, este ser apto a se significar pela aparência que compõem sobre si.
Mara Rúbia Sant Anna possui graduação em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), mestrado em História pela mesma instituição (1996) e doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professora titular da Universidade do Estado de Santa Catarina e membro permanente do Mestrado em História da mesma instituição. Concentra sua pesquisa na área de História da Cultura, com ênfase em História da Moda, atuando principalmente nos seguintes temas: aparência, moda, estudos da imagem e publicidade.