O Instituto Moreira Salles lança a nova edição da revista de ensaios serrote durante a 12ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty.
Um dos destaques deste número é o ensaio “O improvável Édipo stalinista”, do mexicano Rubén Gallo, professor da Princeton University. Acompanham o texto fotos do também mexicano Manuel Álvarez Bravo, um dos principais nomes da história da fotografia no século XX.
Outro ensaio desta edição que propõe uma reflexão sobre a América Latina é “Itinerários extraterritoriais”, de outro mexicano, Juan Villoro.
Na série The Liar, the Copy of the Liar, o artista belga radicado no México Francis Alÿs encomendou a pintores de cartazes cópias de suas próprias telas. Mais tarde, misturou-as às suas obras, com o objetivo de criticar o circuito do comércio de arte. As pinturas ilustram “Breves conferências”, de Anne Carson.
O ensaio visual deste número, “Sobre a forma”, foi publicado na França como livro. Quatro estudantes da École Nationale Supérieure de Création Industrielle ilustraram uma palestra do escritor francês Jean-Christophe Bailly. Os desenhos foram traçados com uma única cor: tinta azul da caneta esferográfica Bic.
Compõem também a edição 17 da serrote textos de Alain Badiou, Georg Simmel, George Steiner, além de heliogravuras do artista argentino León Ferrari, ilustrações do paulista Iran do Espírito Santo e litografias do pintor e escultor americano Frank Stella.