Ano: I Número: 11
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Land Rover restaurado

A dupla da Mendes-Hirth coordenou a restauração deste que é um dos maiores ícones do design de automóveis. Trata-se do primeiro modelo da Land Rover, de 1948, o carro n° 1877 na história de empresa. Seu projeto mostra o uso do design para vencer as dificuldades do pós-guerra, tanto a falta de matéria-prima, como de dinheiro e de maquinário. 

Foi um projeto inovador para um veículo simples e eficiente, fácil de fabricar e ótimo de utilizar.  Por isso mesmo, permanece vivo até hoje: suas linhas e conceitos são as do Defender que está nas lojas. Em 1948, ele era produzido em alumínio de aviação (que sobrava da guerra), com portas, janelas, capô, para-brisa e teto de encaixe, facilmente removíveis - um verdadeiro veículo modular. Havia saídas de força para frente e para trás, podendo o motor do carro acionar um sem-número de máquinas e acessórios, de serras circulares a bombas d\'água, em locais onde não havia eletricidade. E ainda tem o charme adicional de ter sido criado para uso em fazendas e expedições, e não para uso militar. 

Após um amplo trabalho na oficina de Nilo Pereira, na Posse dos Coqueiros (RJ), este Land Rover Série 1 de 1948, parado há uma década, voltou a rodar. Trata-se do Land Rover mais antigo do Brasil em funcionamento.
 
"Ressuscitar um automóvel, criar vida mecânica a partir de escombros, é um ato de preservação histórica para as gerações futuras". Jason Vogel - Editor - Carro etc.- O Globo.
 
"It's not powerful; it's not comfortable; but it's the next best thing to an automotive work of art It is still an extraordinarily capable vehicle, 60 years after it was designed. It's the original, the first, the icon". James Taylor, editor, Land Rover Enthusiast.

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR