Urbano ornamento: inventário de grades ornamentais (e outras belezas) apresenta abrangente inventário de grades ornamentais em Belo Horizonte, além de reflexão sobre o significado destes bens, assim como das residências e de seus habitantes.
Escrita por Fernanda Goulart, professora de Artes Gráficas da Universidade Federal de Minas Gerais, a publicação é resultado de sua tese de doutorado, concluído em março deste ano na Escola de Arquitetura da UFMG.
Em versão impressa e digital, o livro tem 320 páginas com inúmeros desenhos, fotografias de casas e depoimentos de moradores entrevistados em 2012.
Equipes de pesquisa percorreram cerca de cem trajetos em bairros antigos da capital mineira, em um esforço que resultou em mais de quatro mil imagens frontais, com os tipos de grades ornamentais fotografadas individualmente.
A partir destas fotos, os modelos foram vetorizados e transformados em um acervo de ornamentos que acompanha o livro em DVD.
Além do registro histórico, os desenhos do acervo permitem a reaplicação atual em diferentes plataformas por designers, arquitetos, serralheiros e interessados, por meio de modelos reprodutíveis presentes no livro.
O livro, que será lançado em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, foi impresso graças a uma campanha viabilizada pela plataforma Catarse, sistema eletrônico de financiamento coletivo.
Mais informações:
Lançamento: Urbano ornamento: inventário de grades ornamentais (e outras belezas)
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av. Faria Lima, 2.705, Jd. Paulistano, SP
Data: 21 de agosto
Horário: a partir das 19h30
Local: Galeria Alfinete
Endereço: CLN 116, Bloco B, 61, Brasília, DF
Data: 13 de setembro
Local: Escola de Artes Visuais do Parque Lage
Endereço: Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ
Data: 23 de setembro