O Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira abre ao público a exposição dos selecionados em suas diferentes categorias: mobiliário, utensílios, equipamentos de iluminação, equipamentos eletro-eletrônicos e trabalhos escritos.
Os vencedores na categoria mobiliário foram os designers cariocas Fernando Mendes de Almeida e Roberto Hirth com a cadeira Aviador.
Na categoria utensílios vence Takeshi Sumi com um cabide inteiramente feito de bambu, sem qualquer elemento de fixação.
Fernando Prado/Lumini arrebatou os prêmios na área de iluminação, com as linhas Kube que, com um único perfil de alumínio, possibilita a montagem de uma família de produtos; e Led it be que emprega leds para área de leitura.
O escritório Guto Índio da Costa, que vem investindo em produtos próprios, levou o primeiro lugar com equipamentos de musculação.
E na categoria leitura foram dados dois prêmios – para o livro Projeto da Praça: convívio e exclusão no espaço público, de Sun Alex, editado pelo Senac SP; e a revista dObra, da Estação das Letras e Cores Editora.
Já as categorias têxteis, equipamento de construção e equipamento de transporte não receberam primeiro ou segundo lugar.
A exposição mostrará mais trabalhos, além dos premiados, num total de 52. Segundo dados divulgados pelo Museu, houve 555 inscrições, número 40% maior do que o do ano passado.
Coordenado por Mara Gama, o júri do Prêmio foi integrado por Alessandro Câmara, Alessandro Sarmiento,Alfredo Farné, Anísio Campos, Anna Milliet, Carol Gay, Flávia Pagotti Silva, Giorgio Giorgi Jr., Ivo Pons, Luis Antônio Jorge, Marili Brandão, Oswaldo Mellone, Paulo Sergio Franzosi e Túlio Mariante.. Para a análise dos trabalhos escritos, o júri contou com os pareceres de Antonio Eduardo Pinatti, Auresnede Pires Stephan, Cyntia Malaguti, Ethel Leon, Evelise Grunow, Marina Chacur e Rodrigo Vilalba.
Premiação e abertura da exposição: 2 de dezembro, às 19h30
Visitação: de 3 de dezembro a 18 de janeiro, de terça a domingo, das 10h às 18h
Museu da Casa Brasileira Av. Faria Lima, 2705 - São Paulo - Tel. (11) 3032-3727
Ingresso: R$ 4,00 - Estudantes: R$ 2,00 Domingo gratuito
Visitas monitoradas: 3032-2564