Em Uma sociologia da vida cotidiana, lançado pela editora Contexto, José de Souza Martins se propõe a descrever e interpretar desde as simples ocorrências de rua até os fatos e fenômenos sociais relevantes e decisivos.
Por meio de ensaios que mobilizam teorias de autores como Florestan Fernandes, Wright Mills e Henri Lefebvre, o livro, organizado em quatro partes, investiga temas relacionados às peculiaridades da sociedade brasileira, à desigualdade social, à cultura popular e à língua que falamos.
José de Souza Martins é professor titular aposentado de Sociologia e professor emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Autor de diversos livros ganhou o prêmio Jabuti de Ciências Humanas em 1993 – com a obra Subúrbio –, em 1994 – com A chegada do estranho – e em 2009 – com A aparição do demônio na fábrica. Recebeu o prêmio Érico Vannucci Mendes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), em 1993, pelo conjunto de sua obra, e o prêmio Florestan Fernandes da Sociedade Brasileira de Sociologia, em 2007.
|