Escrito por Alberto Cipiniuk, Design: o livro dos porquês se debruça sobre um conjunto de questões: O que é o design? Seria uma atividade detentora de alguma especificidade própria que a localiza fora das relações sociais e do tempo histórico?
O livro se inicia com duas classificações feitas por Cipiniuk sobre os diferentes grupos de designers: os carismáticos e os fundamentalistas.
Para o autor, os carismáticos estão mais próximos dos processos artísticos de criação, enquanto funcionalistas se veem como mais técnicos e menos suscetíveis aos elementos decorativos ou artísticos.
Cipiniuk procura descrever esses dois comportamentos em relação à prática do design e à criação em geral, ao mesmo tempo exercendo uma crítica qualitativa a essas posições no campo e as comparando ao longo da obra.
Na última parte do livro, lançado pela Puc-Rio e pela editora Reflexão, Alberto Cipiniuk conduz os leitores a um ponto central dentro do campo do design: a imagem.
Alberto Cipiniuk é professor assistente do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Possui Licenciatura com Habilitação Plena em História da Arte pela UERJ (1978), mestrado em Filosofia Estética pela UFRJ (1985) e doutorado em Filosofia e Letras pela Université Libre de Bruxelles (1990). Tem experiência na área de Desenho Industrial, com ênfase em Desenho de Produto e Comunicação Visual, atuando principalmente nos seguintes temas: campo do design, design, história social da arte, comunicação visual e representação social da imagem.