Lançado pela editora Gustavo Gili, Design editorial volta-se para a direção de arte de publicações jornalísticas como revistas, jornais e suas respectivas versões web e para tablets.
Para além do embate entre impresso e digital, o livro busca a integração de distintas mídias, incluindo redes sociais e ferramentas de interatividade.
Nos sete capítulos que compõem a publicação, as autoras Cath Caldwell e Yolanda Zapaterra mostram exemplos de diferentes fases de um projeto gráfico.
Há ainda entrevistas com diretores de arte de meios impressos, como a revista Wallpaper e o jornal The Guardian, que falam sobre o dia a dia nessa nova era do jornalismo e as escolhas da diagramação.
O livro funciona como uma espécie de cartilha nessa época de transição, que pretende conciliar conhecimentos tradicionais com novas necessidades e publicações contemporâneas.
Cath Caldwell é professora da Central Saint Martins, em Londres, foi diretora de arte da Elle e da Elle Decoration. Especializada em design editorial para formatos impressos e digitais, é uma das fundadoras da associação sem fins lucrativo Editorial Designers Organisation.
Yolanda Zappaterra é designer, autora de vários livros sobre design gráfico e colaboradora regular das revistas Grafik e Time Out.
|