Design na editora Ática
Depois de ter lançado há muitos anos o livro Design do século XX, a Editor Ática volta ao mundo do design com o lançamento do livro de John Heskett, cujo título em português se resume a Design. A primeira edição é de 2002 e se chamou Toothpicks and logos – Design in Everyday Life. A segunda edição é de 2005 e se chama Design a very short introduction.
Não sei se há diferenças entre uma edição e outra. Tenho a edição espanhola, da Editora Gustavo Gili, de 2005, que se chama El diseño en la vida cotidiana e que, contra as 144 páginas do volume da Ática, apresenta 214 páginas, com texto diagramado com grande entrelinhamento e um índice onomástico, que a edição brasileira não contém. A editora espanhola também separou as ilustrações e imprimiu-as bem melhor que a casa editorial brasileira.
De toda forma, é uma contribuição à nossa biblioteca. No primeiro capítulo Heskett sucumbe à complexidade conceitual e às dificuldades de definição de design, e decide que para compreender a diversidade de questões que o design enseja e seus múltiplos significados, é preciso recorrer à história. E aí, diz que essa história é a história da prática de criar formas. Um bom mote para discussão, sem dúvida. (EL)
|
|