Assis Chateaubriand é um personagem emblemático na história brasileira. Construiu o primeiro “império” de comunicação do país: os Diários Associados (1924). A recente mudança na marca da empresa, remodelada pelo escritório paulistano Chelles & Hayashi Design é, portanto, muito significativa, do ponto de vista da própria história do Brasil.
Foi com o poderoso grupo de comunicação, os Diários Associados,que Chateaubriand, com métodos pouco ortodoxos, diga-se de passagem, construiu o acervo do mais importante museu da América Latina – o Masp. Já fizeram, e alguns ainda fazem parte dos D.A., veículos importantes como as revistas A Cigarra e O Cruzeiro, a rádio Tupi e a Difusora, o Correio Braziliense e a TV Tupi, criada em 1950, só para citar alguns.
Em 2008, os Diários Associados, que há 10 anos vinha sendo denominado apenas “Associados”, retomou seu nome original e adotou uma mudança visual completa.
O reposicionamento da marca, junto com o novo projeto gráfico, expressa os diferenciais do grupo e seus valores, como, por exemplo, sua história de 85 anos, o que, para o Brasil, é muito.
O novo logo se caracteriza pela idéia do balão que, segundo os autores, representa “a fala, o conteúdo e a informação – princípios básicos da comunicação”. Eles retomam também a sigla D.A. e assumem uma “estrutura verbal que nunca foi abandonada para esta marca”.
Vale a pena uma visita ao site, também reformulado, onde está disponível uma linha do tempo que conta, de forma breve, a história do grupo, além de um projeto chamado “Memória Diários Associados” que tem por objetivo o registro documental da produção jornalística e o registro oral da trajetória dos funcionários, dirigentes e colaboradores que ajudaram a construir a história das empresas desde 1924. (www.associados.com).