Ano: II Número: 16
ISSN: 1983-005X
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Design brasileiro na loja do MoMA

A loja do Museu de Arte Moderna de Nova York vai passar a vender alguns objetos projetados por brasileiros e produzidos no Brasil. São 75 itens para casa, joalheria e decoração, escolhidos pela organização do museu em visita ao país em 2008, durante a mostra da Marco 500, o ‘atacadista’ dos designers que tem produção própria em pequena escala.

Um dos produtos escolhidos foi a fruteira Centopéia, projetada e fabricada pela  Desfiacoco d.e.s.i.g.n. , de Curitiba, grupo fundado em 2002 e que tem como titulares Gustavo Engelhardt, Daniel Castelo e Diego Costa.

Engelhardt conta: “Inicialmente éramos um grupo de estudo sobre  design, suas possibilidades e suas responsabilidades (desfiando "o coco/Idéias"), mas durante o primeiro ano o grupo se tornou empresa. Assim, passou a prestar serviços e, recentemente, começou a comercializar produtos com a marca própria, vendendo sempre o conceito do ecodesign.

A Centopéia é feita de material composto de fibras naturais e resina sintética, que garante ao produto uma maior durabilidade (amplia o ciclo de vida) e torna o material cem por cento reciclável. Seu processo de moldagem é feito industrialmente sob pressão superior a 200 toneladas.

A fruteira foi premiada no Idea 2008 e agora o grupo já está desenvolvendo novos produtos com o mesmo material.

A escolha do MoMA recaiu sobre jovens designers como os do grupo Desfiacoco, mas também de alguns clássicos como Sérgio Rodrigues e Paulo Mendes da Rocha.

Faz anos a loja vende a luminária Eclipse, de Maurício Klabin e durante muito tempo também comercializou os talheres de camping projetados por José Carlos Bornancini e Nelson Petzold para a Zivi-Hércules.

 


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