Cartazes brasileiros em Xangai
Na China há três anos, o designer gráfico carioca Bruno Porto apresenta aos chineses sua primeira exposição individual de cartazes no exterior. Mostra também uma retrospectiva da produção brasileira de ornamentos tipográficos digitais.
No dia 9 de maio acontece na galeria The Foundry (Shanxi Bei Lu – Lane 729) a abertura da exposição “Dingbats Brasil”, um panorama da primeira década (1996-2006) da produção nacional de alfabetos pictóricos – os dingbats. Selecionados por Porto, 35 projetos de autoria de 22 designers de todo o país registram aspectos da nossa cultura – música, religião, arte, esporte, culinária e o próprio design – em “fontes ilustradas” de variados estilos e linguagens. Desde 2006 a mostra já passou pelo Rio, São Paulo, Florianópolis, Manaus e Bogotá.
Duas semanas depois, em 23 de maio, a Build. (550 Wu Ding Lu) recebe “Um ano em cartazes”, exposição que apresenta 12 peças criadas pelo designer no ano passado. Enquanto alguns dos cartazes foram feitos para promover eventos sobre a cultura brasileira na Ásia (como a Semana do Filme Brasileiro no Vietnã e uma palestra do cartunista Maurício de Sousa em Xangai) e para exposições no Rio, São Paulo e Caracas, outros não possuem fins publicitários: são pôsteres feitos como comentários pessoais sobre notícias que chamaram a atenção do designer em 2008, dos distúrbios no Tibete, censura na internet e as Olimpíadas de Pequim, até a recente enxurrada de filmes baseados em personagens de histórias em quadrinhos.
Bruno Porto é designer e autor de Memórias Tipográficas das Laranjeiras, Flamengo, Largo do Machado, Catete e adjacências (2003, 2AB Editora) e colunista de design gráfico do Portal Design Brasil.
(Material enviado por Bruno Porto)
|
|