Ano: VI Número: 59
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca

A mamadeira e o papel social do designer
Jorge Frascara

Livro: Amamentação e o desdesign da mamadeira Autor(a): Cristine Nogueira Nunes Editora: Editora PUC-Rio (Rio de Janeiro)/ Editora Reflexão (São Paulo)

Postado: 31/10/2014

   

O livro apresenta um estudo aprofundado dos problemas de saúde criados pela mamadeira como objeto de uso cotidiano, que por sua conveniência se transformou em uma ameaça permanente para a saúde, a nutrição e o desenvolvimento saudável não só dos bebês, mas também do impacto que esse produto pode vir a ter na vida adulta das pessoas.

A autora demonstra ter realizado uma investigação detalhada do tema, citando estudos científicos, históricos, econômicos, locais e internacionais, o que proporciona um panorama completo do tema que a ocupa, relacionando-o com o design e sua prática.

O problema central do trabalho, que emerge da tese de doutorado da autora, desenvolvida na PUC-Rio, é a responsabilidade social do designer, tanto no que se refere a fazer bem as coisas como a fazer coisas boas, coisas que sirvam. Este servir leva em conta um amplo espectro de funções, não seguindo a noção da criação de utensílios práticos (1), mas a noção do designer como criador de soluções que levam em conta tanto as necessidades imediatas, como as de longo prazo, as locais e também as globais, a praticidade, a saúde física, mental e social, e a sustentabilidade econômica e ambiental, enfim, entende o design de objetos como um ato que deve ser responsável em todos os aspectos que nossa reflexão de inícios do século XXI nos permite.

Os argumentos do livro estão ricamente sustentados por uma variedade de citações, tanto científicas quanto jornalísticas e estatísticas. Inclui também uma consideração detalhada dos conflitos de interesse que emergem no terreno comercial e econômico em relação à produção de leite em pó que substitui o leite materno.

A resenha histórica que abre o trabalho é informativa e cria um contexto que introduz o leitor com elegâncianas complexidades do tema. O texto está escrito em tom ameno, não autoritário nem presunçoso; é acessível, sem terminologias obscuras, e resulta em uma prosa convidativa à leitura.

O corpo fundamental do livro está complementado por dois informativos anexos que novamente demonstram a esmerada investigação que apoia a publicação. O anexo 1, “O papel dos bens de consumo na organização da sociedade capitalista”, analisa fatores socioeconômicos que permitem integrar o tema do livro no conjunto das dimensões que formam (e deformam) a sociedade contemporânea.

O segundo anexo, “Produção industrial, design e consumo”, oferece uma resenha histórica do desenvolvimento da prática do design, não como evolução de estilos, muito longe disto, mas como desenvolvimento de funções, responsabilidades e competências, e, particularmente, apresenta o campo do design como força construtiva em nossa sociedade.

Bem documentado, o livro é uma defesa convincente e um exemplo importante de um design responsável frente à sociedade e frente à profissão.

 

Jorge Frascara é professor emérito da University of Alberta, Canadá.

 

Nota

(1) Adminículos “ahorra-trabajo”, na versão original.

 

______________

 

Resenha publicada originalmente em espanhol em julho de 2014. Agradecemos a tradução para o português elaborada por Cristine Nogueira.

 

 

 

 

 


Comentários

Envie um comentário