O Artífice, de Richard Sennett
Recém publicado pela editora Record, O Artífice traz a tradução de The Craftsman, de Richard Sennett, professor de sociologia da Universidade de Nova York e Escola de Economia de Londres, autor de livros de notável importância como O Declínio do homem público e A Cultura do novo capitalismo.
Embora faça inúmeras referências à experiência e à história dos ofícios artesanais, Sennett compreende a artesania em sentido plano, como a vontade e a capacidade de fazer algo bem feito, em atividades profissionais diversas como a medicina e a arquitetura. Ele identifica na supremacia moderna do quantitativo em detrimento do qualitativo, tendência acentuada ao recalque e à exclusão dos valores artesanais, entretanto essenciais à realização humana e profissional.
Ao optar por artífice em lugar de artesão, a edição se rende à suposição de que a palavra coloquial é incapaz de expressar valores positivos, revelando uma problemática especificamente brasileira de desqualificação do trabalho artesanal. (GP)
Em outubro de 2008, Agitprop publicou resenha da edição original na seção Leitura, Fazendo bem feito, por Gilberto Paim.
|
|