615 livros roubados da biblioteca da Esdi
Comunicado dos alunos da Esdi:
A biblioteca da Esdi, Escola Superior de Desenho Industrial do Rio de Janeiro, possui o mais completo acervo sobre design e áreas correlatas do país. Seus mais de 5 mil livros são consultados por estudantes de graduação e pós-graduação da escola e de outras instituições, além de profissionais e demais interessados. O roubo representa um desfalque de mais de 10 por cento desse acervo.
Os alunos da escola sentem-se perplexos e indignados com o ocorrido. As medidas legais já foram encaminhadas nas devidas instâncias. Ainda assim sentimos que não podemos permanecer calados aguardando que um processo se cumpra e que um culpado seja identificado, sem que isso tenha maior repercussão na comunidade esdiana e na opinião pública.
A Esdi, primeira escola de design da América Latina, é hoje uma unidade da Uerj, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, e oferece cursos de graduação e pós-graduação em design. Por seu ensino gratuito de excelência, a Esdi foi considerada uma das 60 melhores escolas de design do mundo pela Business Week em 2007.
Para muitos, a Esdi é como uma segunda casa, uma segunda família. Essa perda tem um grande valor simbólico para todos aqueles que já passaram pela escola.
Esse momento, tão delicado, pode ser a oportunidade de contribuirmos para a preservação da qualidade de nossa biblioteca. Devemos nos mobilizar para não apenas repor o mais rapidamente os títulos perdidos, mas também para expandir e diversificar o acervo, através de doações. Serão aceitas publicações, novas ou usadas em bom estado, que deverão ser entregues na secretaria da escola.
A biblioteca da Esdi é um patrimônio público. A responsabilidade é de todos nós!
Acesse o Blog da campanha: 615livros.wordpress.com
|
|