O biciciclo da Nova Zelândia
Natália Leon Nunes
Em 2010 chega ao mercado um veículo que traz novas discussões sobre mobilidade urbana e sustentabilidade. Criada pelo neo-zelandês Grant Ryan, a Yike Bike é mistura de moto, bicicleta e monociclo. Com apenas uma roda, um assento pequeno e sem pedais, o transporte é movido a energia elétrica, sua bateria é carregada em 30 minutos e, a cada vez que é carregado, percorre até 10 kilômetros.
No site oficial da Yike Bike, encontram-se quatro perguntas que pretendem ser respondidas com este meio de transporte. São elas: qual a maneira mais simples de ir de A a B com ajuda de uma máquina?, Qual é a menor roda para um meio de transporte estável, seguro e confortável? Você pode fazer algo bem pequeno que seja capaz de levá-lo a qualquer lugar de uma cidade? Imagine se conseguíssemos fazer um monociclo extremamente fácil de dirigir e guardar?
A proposta da Yike Bike é ser transporte simples, pequeno, que não precisa de lugar para ser estacionado, pois pode ser dobrado e levado com seu condutor. Ela não exige esforço físico por parte de seu proprietário – tal como a bicicleta – e, principalmente, não fica presa nos grandes engarrafamentos e é pouco poluente.
Basta rápida busca na Internet para achar diversos vídeos sobre este novo meio de transporte. Também há notas e pequenos textos em blogs de urbanistas, apaixonados por bicicletas, entendedores de automóveis e curiosos. Embora boa parte dos internautas façam elogio à criação neo-zelandesa, há vozes dissonantes. Crítica mais comum é feita ao desenho da Yike Bike, que deixa o motorista desprotegido e vulnerável a acidentes.
Por fim, é pertinente perguntar até que ponto o design cumpre função importante no debate sobre sustentabilidade e nas soluções para as grandes cidades, quando está a serviço da empresa privada. Vale lembrar de iniciativas como a da prefeitura de Paris, com as velibs, vélos libres (bicicletas livres), instaladas em diversos pontos da cidade e disponíveis para seus moradores. Curitiba, recentemente, também inaugurou projeto semelhante.
|
|