Design e dislexia
Associar o design a tratamentos para dislexia resultou num recente projeto eletrônico, aplicado à língua inglesa, que promete ajudar as crianças com dislexia a aprender a ler, relata o site Designlist, do Centro Português de Design.
Conciliar a visão, o som e o movimento pode ser uma ajuda para as crianças disléxicas. Consiste em associar o desenho da letra a algum objeto com esse som.
"A criança com dislexia consegue ler a letra b. Mas não consegue rapidamente lembrar-se que, a esse símbolo, associamos o som bê", explica a pesquisadora Renée Seward. Refere ainda que é essencial saber que a dislexia não se deve a problemas de percepção visual; está enraizada na memória.
O projeto é da professora assistente de Design Digital na Universidade de Cincinnati, com o título Reading by Design: Visualizing Phonemic Sound for Dyslexic Readers 9-11 Years Old ( Lendo por meio do design: visualizando sons fonêmicos para leitores disléxicos de 9 a 11 anos).
O projeto faz lembrar a reflexão do designer João Baptista da Costa Aguiar, ao relatar que sua primeira grande influência foi a cartilha escolar paulistana, que fazia esta associação entre objetos e letras, procedimento de tantos designers gráficos em trabalhos de identidade visual.
|
|