A bicicleta - tão presente em algumas metrópoles e aqui na Agitprop - continua nos surpreendendo. Quer dizer, não ela - invenção antiga e muito bem acabada, assim como são o lápis e o copo -, mas aquilo que os designers e os motoristas fazem dela.
A Volkswagen criou recentemente um veículo que imita as magrelas, mas é isento de um dos seus elementos principais: o pedal. O transporte é pequeno, dobrável e transita nos mesmos lugares onde pode transitar uma bicicleta. O pedalar, no entanto, é deixado de lado. As belas pernas dos ciclistas que correm cidades, parques e estradas com seus capacetes inconfundíveis e suas roupas pretas talvez sejam substituídas pelas pernocas brancas daqueles que vão de carro ao trabalho. Aliás, estes usuários continuarão usando seus carros.
Isso mesmo: a novidade da Volkswagen não é alternativa aos carros, é acessório que vem acoplado aos automóveis. A publicidade não é bem voltada aos politicamente corretos que querem melhorar a qualidade do ar nem à geração saúde, que acorda cedo e pedala depois de tomar sua vitamina de laranja e acerola. O veículo faz apelo àqueles que vão de um lugar a outro de carro e não querem enfrentar ruas estreitas, engarrafadas e sem lugar para estacionar.
O acessório que surgiu ainda muito tímido, quase como estepe de carro novo - que só vira protagonista quando o pneu fura no meio da viagem - chamou mais atenção dos usuários do que o próprio veículo ao qual pertencia. Seu vídeo na internet fez sucesso.
Enquanto isso, a boa e velha bicicleta - ainda com pedais - também é reinventada. Pois já que as grande cidades começam a construir ciclovias e estacionamentos de ciclistas, é preciso mostrar vantagens àqueles que começam, tímidos como o novo "acessório da Volkswagen", a ensaiar curvas pelas ruas.
Os designers Ryan Caroll, Michael Lin e e Mark Sanders desenharam a if mode. Sem todas as opções dadas aos pedaladores profissionais, ela é simples e também pode ser dobrada e guardada facilmente em casa ou no escritório.
Aqui e ali, a bicicleta vai ganhando palco. Talvez tarefa boa aos designers que andam pensando no assunto seja a bicicleta dos namorados, com banquinhos próximos que remontem às caronas na garupa da moto - que levam a pessoa amada para festa e trazem-na para casa antes que o condutor se canse e o veículo vire abóbora.