Debater o impacto da Copa do Mundo de 2010 sobre as cidades hóspedes sul-africanas é o objetivo do projeto Designing South Africa. Ao reunir editores de publicações tais como Axis, Abitare, Icon, Design Week, Wallpaper, Financial Times e a revista brasileira Agitprop, o seminário propõe que seus participantes escrevam sobre aspectos de identidade, arquitetura, design, paisagismo, infraestrutura e transportes, promovidos em função da Copa de 2010.
O projeto se inicia em 22 de setembro em Joanesburgo, com o seminário, e foi abrigado pela Johannesburg Architecture Festival (www.aza2010.org) 2010. Seu objetivo é traçar alguma perspectiva para as futuras copas, especialmente a de 2014, a ser realizada entre nós.
Uma exposição relativa ao projeto será montada de maneira a coincidir com o Design Indaba, na Cidade do Cabo, a se realizar em fevereiro. Em seguida, a exposição será montada em Londres e em São Paulo e terá sede permanente em Joanesburgo.
O livro The Designing South Africa será uma compilação de ensaios, crítica e debates, além de um registro fotográfico do projeto, e será lançado em Londres em junho de 2011.
O objetivo é que o seminário e o livro sirvam como um estudo de caso e também uma base de referências para a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil. Segundo Zahira Asmal, coordenadora de todo o projeto, a diversidade cultural do Brasil abre oportunidades potencialmente ilimitadas no campo do design e da inovação.
O projeto é apoiado pelo International Marketing Council e pelo Turismo sul-africano.
A editora da Agitprop, Ethel Leon, participa do seminário e será responsável por um texto do livro a ser lançado.
Mais informações estão disponíveis em www.designingsouthafrica.com