Bea Feitler na serrote
A designer Bea Feitler (1938-1982) é daqueles nomes obrigatórios da história do design brasileira, dos quais, paradoxalmente, se sabe muito pouco. A revista Serrote publicou em sua sexta edição uma seleção de seus trabalhos de diversos períodos, cobrindo sua trajetória no Rio de Janeiro e em Nova York, onde se estabeleceu nos anos 1960.
Bea, que trabalhou mais tempo nos Estados Unidos do que no Brasil, é muito conhecida pela direção de arte das revistas Harper’s Bazaar e M. A seleção mostra parte de seu trabalho conjunto com o fotógrafo Richard Avedon e também os programas de dança que ela executou para a companhia de dança Alvin Ailey, de Nova York.
Nesta matéria de 28 páginas, são apresentados também outros trabalhos, como uma capa da lendária revista Senhor, duas capas de livros para a Editora do Autor, entre elas a curiosa montagem tipográfica/ antropomórfica que tornou mais do que reconhecido o livro O Homem Nu de Fernando Sabino.
As últimas páginas são dedicadas a seu projeto da revista Setenta, da Editora Abril. Nesta seleção fica clara a familiaridade da designer com recursos que as revistas norte-americanas vinham apresentando, além de seu minucioso trabalho de diretora de arte.
A revista anuncia livro sobre a designer, a ser lançado no próximo ano. Tomara que nele estejam presentes mais capas da Editora do Autor, entre elas a lendária foto azulada do calçadão que anuncia o título de Rubem Braga, Ai de ti, Copacabana. (EL)
|
|