Ano: I Número: 2
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Kati Tuominen-Niityla: ceramista e designer premiada

Gilberto Paim

A ceramista e designer Kati Tuominen-Niitylä recebeu em dezembro último o Prêmio de Design Kaj Franck, um dos mais prestigiosos do norte europeu, promovido pelo Design Forum da Finlândia.

Ela nasceu em 1947 em Helsinki, onde cursou a Universidade de Arte e Design. Desde 1980 é designer da Arabia, onde também desenvolve o seu trabalho pessoal, em espaço de ateliê reservado pela grande fábrica aos artistas ceramistas.

Em seus desenhos destinados à produção em larga escala, Tuominen-Niitylä associa graça e movimento à sobriedade que caracteriza os utilitários em porcelana da marca. Em seu trabalho artesanal, ela prefere modelar o grés no torno criando formas simples e generosas, levemente irregulares, cujas texturas elaboradas sugerem a pátina do tempo. Suas peças únicas evidenciam a dimensão ancestral do recipiente de cerâmica.  

Desde 1932, a Arabia mantém ateliês em seu departamento de arte, onde os ceramistas elaboram protótipos para a produção em larga escala e, ao mesmo tempo, desfrutam de liberdade e autonomia para a criação de suas próprias obras. A reconhecida excelência do seu design deve-se em grande parte à contribuição dos artistas ceramistas, cuja sensibilidade está impregnada dos materiais e técnicas específicos do ofício.

Além do suporte tecnológico que oferece à experimentação artística, a grande fábrica investe na promoção individual de seus colaboradores por meio da realização de exposições de suas obras na Finlândia e no exterior.

Outras fábricas de porcelana escandinavas, como a Royal Copenhagen, apóiam de modo similar a interação entre fábrica e ateliê. Uma rica experiência moderna que conseguiu superar o antagonismo modernista entre design e artesanato.

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR