Rio Grande do Sul 2011
Ethel Leon
Faz 12 anos a designer Marilia Ryff-Moreira Vianna escolhe um tema gaúcho, um fotógrafo idem e produz um calendário.
Em 2011, o tema é o Rio Grande rural ou profundo foram captadas pelo experiente Fernando Bueno, que conta: “fotografei muito, principalmente o que a nossa gente produz e colhe deste chão."
As vistas nada têm de “naturais”. Exibem o duplo trabalho, do fotógrafo e dos agricultores gaúchos. São campos e taipas na lavoura de arroz, alternância de milho e soja vistas de cima – grafismos regulares, paisagens concretistas. Alguns pés de mate, em pares, pontuam o terreno amarelado e marrom da soja.O fumo plantado com tanta regularidade, os mosaicos de diferentes cultivos, a plantação de girassóis,
Há também estradas asfaltadas, caminhos regulares que indicam a geometria precisa da terra. Outras têm horizonte, fazem perspectivas lineares Os animais são todos domesticados – cavalos, ovelhas, gado bovino. Ou seja, embora os homens surjam apenas em quatro das 27 fotos, é claramente seu traço de ordenação e produtividade que ressalta das imagens.
O calendário se desdobra e apresenta duas lâminas de cada mês. Numa a foto é tirada de longe, mostrando um conjunto. Na outra, a lente chega mais perto, querendo entender o que há, de fato, naquelas cores que, mais distantes, parecem tão uniformes.Caso das videiras, do trigal visto de longe e de perto, da soja verde e madura.
De formato horizontal, o calendário de mesa tem discreto projeto gráfico, que deixa a fotografia como protagonista do trabalho. A peça foi lançada em sociedade com a gráfica Impresul, que retoma, assim, antiga tradição das casas de impressão.
A persistente Marilia, da Portfolio Design, pretende reunir as fotos dos calendários de todos esses anos em livro, no qual teremos belíssimo panorama do Rio Grande do Sul e de seus fotógrafos. Auguri!
O calendário pode ser adquirido pelo telefone (51) 3331 8704.
|
|