A trajetória do conjunto habitacional Pruitt-Igoe é tema do documentário The Pruitt-Igoe Myth: an Urban History, dirigido por Chad Freidrichs.
Desenvolvido pelo arquiteto Minoru Yamasaki na década de 1950 com a proposta de abrigar um grande contingente populacional da cidade de St. Louis, Missouri, Pruitt-Igoe sofreu com processo de desvalorização urbana, depredação e abandono por parte do poder público ao longo dos anos 1960.
Sua demolição, em 1972, foi considerada por Charles Jencks como o “dia da morte da Arquitetura Moderna”.
Marcada por relatos e depoimentos dos antigos moradores deste complexo habitacional, a narrativa criada por Freidrichs discute os impactos sociais desencadeados pelos programas de habitação urbana desenvolvidos nos Estados Unidos durante a segunda metade do século XX.
Já a participação da Finlândia na Exposição Universal de Paris, em 1900, foi ponto de partida para o projeto desenvolvido pelo grupo de pesquisadores e estudantes do Departamento de Mídia da Escola de Artes, Design e Arquitetura da Aalto University, Finlândia.
Os resultados deste trabalho podem ser conferidos no breve documentário Le Pavilion de la Finlande à l’exposition universelle de 1900 à Paris, em exibição na exposição Akseli Gallen-Kallela (1865-1931).Une passion finlandaise, no Museu d’Orsay, em Paris, até o dia 6 de março.
A reunião de vasto material de arquivo tornou-se possível graças à utilização de imagens geradas por computador, as quais possibilitaram o trabalho de reconstituição virtual do pavilhão finlandês.
De acordo com Lily Díaz, professora responsável pelo projeto, a exibição deste ambiente, recriado em modelo 3D, permite aos visitantes “passearem” virtualmente pelo pavilhão e terem acesso a novas experiências no espaço do museu.
Mais informações sobre os filmes:
http://trailers.apple.com/trailers/independent/thepruittlgoemyth/
http://mlab.taik.fi/news/2012/02/02/a-film-about-the-finnish-pavilion-in-the-paris-world-fair-of-1900/