Parte significativa da trajetória do arquiteto e designer Marcel Breuer encontra-se agora disponível para pesquisas online.
A iniciativa de reunir e digitalizar uma grande massa documental composta por mais de 30 mil itens, entre desenhos, fotografias, cartas, manuscritos e uma série de outros materiais relacionados ao arquiteto e designer húngaro, é resultado de um trabalho coletivo liderado pela biblioteca da Syracuse University (EUA).
A estrutura do arquivo digital fornece recursos que possibilitam aos seus visitantes explorarem seu conteúdo de maneira ampla, permitindo buscas por palavras-chave e consultas de listas que contêm nomes de pessoas e projetos desenvolvidos por Breuer.
Marcel Breuer foi um dos grandes expoentes da arquitetura moderna e do design no século XX. Nos anos 1920, foi aluno e, posteriormente, professor da Bauhaus.
Durante este período, desenvolveu suas primeiras experiências na produção de design de imobiliário. Inovou ao criar a cadeira Wassily, a primeira confeccionada com aço tubular cromado.
Nos Estados Unidos, lecionou em Harvard e adquiriu grande notabilidade ao projetar uma série de edifícios, como The Whitney Museum of American Art (Nova Iorque, EUA) e a Sede da UNESCO (Paris, França).
A disponibilização online deste acervo representa um grande avanço no processo de democratização do acesso às fontes documentais referentes à produção de artistas.