Ano: IV Número: 44
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





A Copa como aprendizado

O que podemos aprender com uma Copa do Mundo?

A fim de responder esta e outras questões foi promovido o seminário  “Designing South Africa (www.designingsouthafrica.com), que discutiu os desdobramentos sociais causados pela Copa do Mundo em 2010, na África do Sul.

O debate possibilitou trocas de experiências entre os participantes do encontro e a ampliação dos canais de discussão sobre os legados da copa no país*.

Na ocasião, questões como identidade, arquitetura, design, paisagismo, infraestrutura e transportes foram intensamente discutidas com o intuito de apresentar alternativas e perspectivas para os países que sediarão as próximas copas, como é o caso do Brasil, em 2014.

Compiladas, as reflexões sobre o assunto adquiriram novos contornos e deram origem ao livro Reflexões e Oportunidades: Design, Cidades e Copa do Mundo (edição bilíngue, português e inglês) que será lançado dia 25 de abril no Instituto Tomie Ohtake.

Organizado pela sul-africana Zahira Asmal, o livro é publicado pela organização “Designing South Africa” e reúne artigos e ensaios de jornalistas, acadêmicos e críticos de várias partes do mundo que produziram considerações sobre o tema.

Ethel Leon, editora da AgitProp, é autora de um dos textos que compõem a obra e entrevistará Zahira Asmal no dia do lançamento da publicação.

A data escolhida celebra a semana em que a África do Sul comemora 18 anos de democracia, com a eleição de Nelson Mandela em 27 de abril de 1994. O lançamento contará com a presença do cônsul-geral da África do Sul.

Após São Paulo, o livro será divulgado em outras cidades, como Porto Alegre, Rio de Janeiro, Buenos Aires, Cidade do Cabo, Johannesburgo e Londres.

Nos dias 26 e 27, estão previstos debates com artistas, arquitetos, designers, jornalistas e intelectuais na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), respectivamente.

Segundo Zahira Asmal, coordenadora do projeto, a diversidade cultural do Brasil é um terreno fértil para discussões sobre as potencialidades no campo do design e da inovação.


Mais informações

Lançamento: Reflexões e Oportunidades: Design, Cidades e Copa do Mundo.
Local: Instituto Tomie Ohtake
Endereço: Av. Faria Lima, 201 (Entrada pela rua Coropés) – Pinheiros, SP
Data: 25 de abril
Horário: 19:30h às 22:00h

Debates

Conferência com a presença dos arquitetos sul-africanos Henning Rasmuss, Jonathan Manning, Gita Govan e dos artistas Stephen Hobbs e Marcus Neustetter. No debate estarão presentes Miguel Luiz Bucalem, André Stolarski, Kleber Puchaski e Ethel Leon.
Local: auditório da Escola de Economia da Fundação Getúlio Vargas (FGV)
Endereço: Rua Rocha, 233, São Paulo, SP
Data: 26 de abril (quinta-feira)
Horário: 14h às 17h
Telefone: 11 3799 7630
Inscrições: ana.patricia@fgv.br
Entrada Gratuita

Mesa-redonda na ESPM com Zahira Asmal, Wendy Tlou e Marcos Machado - com moderação de Marcello Montore
Local: auditório Renato Castelo Branco da Escola Superior de Propaganda e Marketing
Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 123, Vila Mariana, São Paulo, SP
Data: 27 de abril (sexta-feira)
Horário: 13:00h
Telefone: 11 5085 4500
Inscrições: www.espm.br/copa
Entrada gratuita



* Os impactos da Copa do Mundo 2010 foram temas de artigos publicados em edições anteriores da AgitProp e encontram-se disponíveis nos seguintes endereços:

http://www.agitprop.com.br/index.cfm?pag=atualidades_det&id=292&titulo=

http://www.agitprop.com.br/index.cfm?pag=atualidades_det&id=279&titulo=

http://www.agitprop.com.br/index.cfm?pag=atualidades_det&id=280&titulo=

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR