Sob o título “A iminência das poéticas”, a 30ª Bienal de São Paulo, que ocorrerá entre 7 de setembro e 9 de dezembro, será celebrada com 30 cartazes elaborados por 30 diferentes autores.
Para o desenvolvimento de sua identidade visual foi realizado um workshop, iniciativa inédita na história da exposição.
A convocatória, realizada em agosto de 2011, selecionou colaboradores por meio da avaliação de diferentes propostas de trabalho.
Entre os autores, estão doze participantes do workshop, quatro curadores, oito integrantes da equipe da Bienal e seis designers convidados.
Os cartazes foram elaborados com base na ideia de constelação e mutabilidade, ponto central do projeto curatorial.
O principal elemento da identidade é a família tipográfica Constelar Mono, caracterizada pela reunião de todas as fontes monoespacejadas que existem. Fontes monoespacejadas são aquelas em que todos os caracteres ocupam o mesmo espaço horizontal, independentemente de seu desenho.
O segundo elemento é o Sinal Constelar, formado pela interseção variável de quatro segmentos de reta. Além de sintetizar o princípio constelativo da mostra, o sinal alude ao número trinta em algarismos romanos.
A oficina foi conduzida pela Coordenação de Design da Bienal, pelos designers brasileiros Daniel Trench, Elaine Ramos e Jair de Souza, que já elaboraram projetos para exposições da mostra, e pela dupla de designers holandeses Mevis & Van Deursen.
Mais informações:
30ª Bienal – “A iminência das poéticas”
Local: Portão 3, Pavilhão Ciccillo Matarazzo
Endereço: Parque Ibirapuera – São Paulo, SP
Visitação: 7 de setembro a 9 de dezembro de 2012
Telefone: 11 5576 7600