Quando a designer Maria Cândida Machado, proprietária da Interni, propôs aos ceramistas Gilberto Paim e Elizabeth Fonseca, assíduos colaboradores da marca, o folclore como tema da coleção 2012, a primeira reação deles foi de desconfiança.
Para ambos, o folclore estava associado ao mundo rural fechado em si mesmo e aos livros empoeirados da biblioteca escolar em contraste com o Rio de Janeiro solar e dinâmico de sua infância e adolescência.
Mas a desconfiança durou pouco. A releitura das lendas brasileiras revelou sua poesia e atualidade, como a do boitatá, cobra de fogo que protege nossas matas, repertoriada na cultura indígena pelo Padre Anchieta em 1560.
Surgiram então as monotipias de cobras enroscadas sobre a porcelana branca; o colorido lúdico dos vasos-passarinho, que nos interpelam com seus olhos arregalados; os vasos com grafismos densos como uma floresta, e, no interior esmaltado das tigelas, a pintura que evoca a pele animal. Tantas maneiras de experimentar de modo contemporâneo as ricas possibilidades da cerâmica.
Mais informações
Interni Rio: Rua Jardim Botânico, 221 – Rio de Janeiro, RJ
Interni São Paulo: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1022 – São Paulo, SP