Lançada há dois anos, o logotipo da empresa GapFit ganhou, recentemente, projeção nos debates dos designers brasileiros.
A discussão se deve à grande semelhança entre a marca norte-americana e a identidade visual criada para empresa brasileira Docenave, em 1967, pelo designer gráfico pernambucano Aloisio Magalhães.
Notada por designers como Hernán Berdichevsky e Felipe Taborda, a inevitável comparação entre os logotipos também foi alvo de comentários feitos no mês passado pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, em sua coluna “Gente Boa”, no jornal O Globo.
Muito parecidos, os logotipos diferem apenas na leve variação da espessura e na angulação do traço.
Criado por Aloisio Magalhães há 45 anos, o logo da Docenave - empresa brasileira de navegação criada como subsidiária da Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale S.A - é um monograma do nome da empresa, concebido por meio da sobreposição das letras “D” e “N”.
Já a Gap Fit é um segmento pertencente à empresa americana Gap, maior rede varejista especializada em vestuário nos Estados Unidos. Apresentada em 2010, sua identidade visual foi desenvolvida pelo escritório de design Manual, da Califórnia.
De acordo com o material de divulgação da empresa, o símbolo representa uma abstração geométrica da letra “G”, que visa transmitir noções de flexibilidade e feminilidade.
Polêmicas e suspeitas de plágio à parte, cabe lembrar que certas coincidências são plausíveis de ocorrer durante o processo criativo da identidade visual de uma empresa. Difícil é identificar as fronteiras entre a mera coincidência, o plágio e a inspiração nestes casos.
Material enviado por Felipe Taborda.