Ano: IV Número: 46
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Semelhantes ou iguais?

Lançada há dois anos, o logotipo da empresa GapFit ganhou, recentemente, projeção nos debates dos designers brasileiros.

A discussão se deve à grande semelhança entre a marca norte-americana e a identidade visual criada para empresa brasileira Docenave, em 1967,  pelo designer gráfico pernambucano Aloisio Magalhães.

Notada por designers como Hernán Berdichevsky e Felipe Taborda, a inevitável comparação entre os logotipos também foi alvo de comentários feitos no mês passado pelo jornalista Joaquim Ferreira dos Santos, em sua coluna “Gente Boa”, no jornal O Globo.

Muito parecidos, os logotipos diferem apenas na leve variação da espessura e na angulação do traço.

Criado por Aloisio Magalhães há 45 anos, o logo da Docenave - empresa brasileira de navegação criada como subsidiária da Companhia Vale do Rio Doce, atual Vale S.A - é um monograma do nome da empresa, concebido por meio da sobreposição das letras “D” e “N”.

Já a Gap Fit é um segmento pertencente à empresa americana Gap, maior rede varejista especializada em vestuário nos Estados Unidos. Apresentada em 2010, sua identidade visual foi desenvolvida pelo escritório de design Manual, da Califórnia.

De acordo com o material de divulgação da empresa, o símbolo representa uma abstração geométrica da letra “G”, que visa transmitir noções de flexibilidade e feminilidade.

Polêmicas e suspeitas de plágio à parte, cabe lembrar que certas coincidências são plausíveis de ocorrer durante o processo criativo da identidade visual de uma empresa. Difícil é identificar as fronteiras entre a mera coincidência, o plágio e a inspiração nestes casos.

 

Material enviado por Felipe Taborda.

 


Comentários

Rodrigo Boufleur
22/08/2012

Vejam como o logo da Associação dos Designers de Produto (http://adp.org.br) é parecida com a da padaria Atelier do Pão (http://atelierdopaobh.com.br), localizada na região central de Belo Horizonte.

Rogério Foster Vidal
21/08/2012

Eu estou com um mesmo problema em relação a uma marca que fiz para um cliente meu de Encomendas Expressas e a CPTM - Companhia Paulista de Transportes Metropolitanos de São Paulo capital. A Marca da SPEEDPAK Encomendas Expressas Ltda. / SP foi feita por mim há mais de vinte anos e há três anos atrás "surgiu" a nova Identidade Visual da CPTM feita por um grande escritório de Arquitetura e Design de São Paulo. O meu cliente perdeu em primeira instância e desistiu por aí e eu que não fiz nada de errado fiquei no prejuizo e com a situação de ser um plagiador ,sem sê-lo. Para fazerem a comparação vejam no meu site em www.fosterdesigner.com.br/ graphic design e vá ao site da CPTM em www.cptm.sp.gov.br/. Vejam que na identidade visual até as cores são quase iguais e o simbolo é apenas especular do meu. Lembro aos colegas que as duas empresas são de transportes ,portanto dentro do INPI na mesma classe de atividades, sendo que uma tem como atividade transportes de passageiros e....cargas e a outra transporte de Cargas e ....de passageiros funcionários. O Exmº Sr. Juiz prolatou que uma firma tinha uma atividade diferente da outra e portanto não havia possibilidade de plágio???!!! O problema é que o Escritório que fez a Identidade Visual fica apenas a pouquissimos Kms da Sede da atual SPEEDPAK / AEROFAST em Osasco e claro, perto da rota diária de veiculos desta empresa. Infelizmente hoje não tenho como me defender, mas não fiz nenhum plágio e fica dificil separar um simbolo do outro por ser só especular. A malha construtiva é quase a mesma por causa dos angulos e o motivo central aparece em ambas, uma caixa!!! Na diagramação original minha tinha um "Contrails" de aviação, mas tinha uma versão sem essa "vinheta" deixando exatamente igual da CPTM. Mas apenas invertida!!! Não sei como o INPI deixou passar isso em brancas nuvens e pelo que me informaram não houve uma pericia ou uma comparaçao com o simbolo de uma com outra! Meu cliente foi punido por algo que não sei se é plágio, mas tem uma chance boa de ter sido uma infeliz conhecidência ,pois os colegas funcionários desse escritório, fatalmente esbarravam nos veiculos da SPEEDPAK em suas rotas diárias, por decadas, em São Paulo e circunvizinhanças!!! Donde se pode suspeitar de que houve uma possivel pré visualização do simbolo antes da feitura dessa identidade Visual tão divulgada hoje em dia!!!

Envie um comentário

RETORNAR