Crise vai, crise vem, mas a Europa continua produzindo cartazes!
Circula por vários museus da Alemanha, da Áustria e da Suíça a exposição dos cem melhores cartazes de 2011, dos três países.
Trata-se da continuação de mostra criada em 1966 na antiga Alemanha Oriental, com os cem melhores cartazes do ano. Graças aos esforços da Associação “Grafik-Designer e. V.” , o concurso continuou depois da queda do Muro, agora estendida para países de língua alemã, Suíça e Áustria. A cada ano, os resultados são mostrados em diversas cidades e depois, arquivados no MAK – Museu de Artes Aplicadas de Viena.
A inscrição para a escolha dos pôsteres é dividida em três categorias: cartazes comerciais ou para instituições culturais; para autopromoção ou de iniciativa própria de designers; cartazes feitos por estudantes sob a supervisão de professores.
Além dos cartazes, a própria expografia é um elemento característico. Na mostra que hoje circula nos três países, o design foi concebido como parte de projeto interdisciplinar da Academia de artes de Stuttgart, da qual faz parte o professor e designer Niklaus Troxler (autor de dezenas de belíssimos cartazes de jazz para o festival de Willisau, na Suíça) e de mais cinco professores.
Confira ao lado alguns dos cartazes escolhidos.