Ano: III Número: 27
ISSN: 1983-005X
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Programa da Staatliche Bauhaus em Weimar
Walter Gropius
Tradutor(a):João de Souza Leite

O objetivo definitivo de todas as artes visuais é a construção total. A mais nobre função das artes plásticas foi, em algum momento, o embelezamento da construção; elas eram componentes indispensáveis da grande arquitetura Hoje as artes existem em isolamento, do qual podem ser salvas apenas por meio do esforço consciente e cooperativo de todos os artífices. Arquitetos, pintores e escultores devem novamente reconhecer e apreender o caráter compositivo de uma construção tanto no todo como em suas partes separadas. Somente então seu trabalho estará imbuído do espírito arquitetônico que se perdeu na ‘arte de salão’.

As velhas escolas de artes se tornaram impossibilitadas de produzir essa unidade; como poderiam, se não é possível ensinar a arte? Uma vez mais elas devem se fundir com a oficina. O simples mundo da pintura e do desenho do designer de padronagens e o artífice deve se transformar novamente em um mundo da construção. Quando os jovens se iniciarem em sua vida de trabalho, com a alegria da criação artística, através do aprendizado de um ofício, o artista improdutivo então não estará mais condenado a um precário exercício artístico, porque suas habilidades serão canalizadas para os ofícios, nos quais poderá conquistar a excelência.

Arquitetos, escultores, pintores, todos nós devemos retornar aos ofícios! Pois a arte não é uma ‘profissão’. Não existe uma diferença essencial entre o artista e o artífice. O artista é um artífice exaltado. Em momentos raros de inspiração, transcendendo a consciência de sua própria vontade, a graça dos céus provocará o florescimento da arte em seu trabalho. Mas, essencial a todo artista é a habilidade elevada à extrema perícia em um ofício. Ali reside a primeira fonte da imaginação criativa. Criemos então uma nova corporação sem as distinções de classe que, arrogantemente, elevam barreiras entre o artista e o artífice! Desejemos juntos a concepção e a criação da nova estrutura do futuro, que conjugará arquitetura, escultura e pintura em uma só unidade e que, um dia, pelas mãos de um milhão de trabalhadores ascenderá aos céus como o símbolo cristalino de uma nova fé.(1)

 

(1) Primeira publicação oficial da Bauhaus, de abril de 1919, o Programa da Staatliche Bauhaus de Weimar é significativamente ilustrado por uma xilogravura de Lyonel Feininger representando uma catedral gótica, símbolo da reunião de todas as artes.

 

 

                                                                                                                                                                   

Sobre o Autor(a):

Sobre o autor:

Walter Gropius (1883-1969) foi arquiteto alemão. Trabalhou no estúdio de Peter Behrens até 1910, quando decidiu se juntar à Associação Alemã para o Trabalho (Deutscher Werkbund). Serviu o exército na I Guerra mundial e, após voltar, fundou a escola de Bauhaus em Weimar, na qual foi diretor de 1919 a 1928. A escola mudou-se para Dessau e depois para Berlim em 1932, sendo fechada pelos nazistas em 1933. O arquiteto deixou a Alemanha em 1937, quando foi para os Estados Unidos lecionar arquitetura em Harvard.

 


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