Ano: V Número: 49
ISSN: 1983-005X
Detalhar Busca





Millôr no Instituto Moreira Salles

 O Instituto Moreira Salles (IMS) recebe este mês em sua reserva técnica do Rio de Janeiro o acervo de Millôr Fernandes.

Com 7.858 itens, a coleção é composta por obras e documentos do artista, jornalista e escritor falecido em 2012. O processo de catalogação terá a consultoria do desenhista e caricaturista Cássio Loredano.

Seguirão para o IMS-RJ duas mapotecas com desenhos em nanquim, colagens, impressões a jato de tinta, guache, aquarela, lápis de cor e crayon. Os arquivos – quatro no total – contêm documentos pessoais, recortes de jornais e revistas e manuscritos.

Também vão para o Instituto 101 volumes encadernados com trabalhos publicados por Millôr em diversos jornais e revistas como: IstoÉ, Veja, Pif Paf, O Cruzeiro, O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Dia, Voga, O Pasquim.

Após a catalogação do material, internautas e pesquisadores poderão ter acesso a grande parte desse acervo pela internet e por meio de visita à reserva técnica do IMS-RJ.

Em suas instalações, o IMS tem atualmente sob sua guarda o acervo de outros grandes nomes das letras e da cultura brasileira, como Otto Lara Resende, Rachel de Queiroz, Décio de Almeida Prado, Lygia Fagundes Telles e Ana Cristina Cesar – sem mencionar as coleções de música e fotografia brasileira, totalizando mais de 800 mil imagens fotográficas e 120 mil fonogramas.

Mais informações: www.blogdoims.com.br/tag/millor/

 


Comentários

Envie um comentário

RETORNAR