O prêmio Salão Design divulgou os selecionados na primeira etapa do concurso deste ano.
De acordo com os organizadores, os 122 projetos escolhidos representam 15% dos 776 inscritos nesta edição.
Os produtos foram avaliados no início de março por uma comissão julgadora composta por nomes como a jornalista Maria Helena Estrada, os professores Ivens Fontoura (PUC-PR) e Gabriel Simón Sol (Universidad Autónoma Metropolitana, México), o designer carioca Leonardo Lattavo e a arquiteta gaúcha Ilse Lang.
Promovido há 25 anos pelo Sindmóveis (Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves) o concurso almeja, por meio do design, estimular a criatividade e inovação tecnológica, revelando talentos de profissionais, de estudantes e da indústria.
É possível concorrer em sete categorias: móveis para dormitório; móveis para sala de estar e jantar; móveis para cozinha, área de serviço e banheiro; móveis para área externa; móveis para escritório e home-office (incluindo mobiliário para espaços comerciais e públicos); acessórios domésticos e iluminação.
Além do valor de R$ 175 mil reais, que será distribuído entre os vencedores, os produtos inscritos concorrem também a troféus nas categorias Professor Orientador, Madeiras alternativas e Ecodesign.
A escolha dos vencedores será nos dias 8 e 9 de julho e a premiação, no dia 13 de agosto, durante a Casa Brasil 2013.
Os produtos premiados e os selecionados para a segunda etapa estarão expostos na feira, que ocorre de 13 a 16 de agosto, no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS).
Confira no link abaixo os projetos selecionados nesta etapa do concurso.