Espaço de todos e bem comum
Alécio Rossi
Nesta edição do projeto Cartaz para São Paulo, iniciado em 2008, corríamos o risco de repetir um tema já bastante debatido, mas, por sua complexidade e abrangência, não foi o que aconteceu. (In)sustentabilidade Urbana, proposto por Paulo Moretto, reacendeu em um grupo de designers uma preocupação com os rumos de nossa cidade e de como podemos contribuir para que ela proporcione melhor qualidade de vida a todos.
Sustentabilidade acabou virando tema de marketing e publicidade em muitos materiais impressos e distribuídos em diferentes situações da cidade, desde produtos em supermercados a construções de edifícios e eventos. Carbono Zero, Reciclagem e tantos outros termos que apontam para o aquecimento global e para o que temos feito de nosso dia a dia são temas recorrentes, mas acreditamos que ainda estamos longe de encontrar soluções.
Nos trabalhos apresentados, o trânsito foi um dos itens de maior destaque. Percebe-se que a preocupação com os deslocamentos pela cidade e as dificuldades decorrentes destes problemas estão incorporados em nosso cotidiano. O que é muito interessante é que cada designer encontrou imagens e formas de representação do problema bastante diferentes, mesmo para os que escolheram os mesmos pontos de partida. Por exemplo, vários escolheram a representação por meio de mapas como forma de retratar o problema de fluxo urbano, mas as soluções gráficas são muito particulares.
Outra modalidade de representação do problema foi a escolha de símbolos gráficos e a construção de padrões pela justaposição de elementos e a recorrência. Em todas as soluções é possível identificar a observação sobre o fazer humano: imagens fotográficas, desenhos e tipografia, organizados de modo a fazer pensar.
Em meu trabalho para esta exposição escolhi fazer um cartaz sem o uso de tinta. Realizei alguns testes com cortes a estilete e preparei o arquivo digital para corte a laser. Nem sempre este procedimento - o de escolher antes o suporte e técnica e só depois os elementos de composição - são meus mecanismos de projetar, mas neste caso a técnica do corte a laser me interessava de imediato. A escolha por uma revoada de pássaros que depois se transformou em árvore foi decorrência de uma série de estudos. Queria representar, por meio das diferentes espécies de pássaros, nossa própria diversidade e ainda recuperar o que há de natural em nossa relação com a cidade. O resultado foi um cartaz branco com as imagens formadas praticamente pelas sombras dos recortes.
Recentemente tive a oportunidade de participar de um encontro de arquitetos em evento ocorrido em Londres, o Ecobuild e Futurebuild. Foram mais de cem atividades, entre palestras e debates, mas o que mais se destacou foi o fato de que, apesar de todas as diferenças econômicas e de clima, as preocupações são as mesmas. Para este grupo, também, estamos ainda distantes de soluções definitivas. Talvez pelo fato de que as mudanças devam ser mais sutis e compartilhadas. Parece também senso comum, mas cabe a cada um de nós um certo empenho que se transforme em pequenas atitudes, que, por sua vez, podem contribuir para mudar a cidade e as pessoas.
Alécio Rossi é designer gráfico e professor. É coordenador do projeto Cartaz para São Paulo, mostra que tematiza a metrópole, a partir de cartazes de diferentes designers gráficos e artistas.
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