A atriz Norma Bengell faleceu ontem (08.10.2013), no Rio de Janeiro, aos 78 anos. Em 1959, aos 24 anos, Norma gravou pela Odeon o LP Ohhhhh Norma!, cuja belíssima capa foi criada por Cesar Villela.
Poucas pessoas conhecem a história por trás desse LP. Na época, Cesar Villela fazia uma espécie de dupla de criação com o fotógrafo Chico Pereira, que era amigo da "turma da bossa nova". Pereira viajava frequentemente com a turma e deixava o designer na mão. Solicitado a fazer, com a urgência de sempre, uma capa para disco de orquestra, ou coisa que o valha, e sem poder contar com seu fotógrafo, Villela acabou comprando, de outro profissional, foto de uma "mocinha bonita".
Ao sair esse disco, a Odeon recebeu a visita da "mocinha bonita" ameaçando processar a gravadora por uso indevido de sua imagem: era Norma Bengell. Em vez de perder seu tempo com processo, a Odeon ofereceu a gravação de um LP - que foi imediatamente aceito por Norma. Villela indiretamente acabou sendo o responsável pela incursão de Norma Bengell no mundo do disco.
Além do ótimo disco - a moça tinha talento -, a cultura visual e o design ganhou com a brilhante capa projetada por Villela que mostra Norma, flagrada sugestivamente nua, vestida apenas com seu sapatinho e emoldurada pelo belo lettering Ooooooh! Norma.
Em 1959, essa capa deve ter mexido com a imaginação de muita gente, e é como diz C'est si bon, canção gravada no LP, "cette nuit ce qu'elle a pour seduíre sans parler de ce que je peux pas dire" (Essa noite, aquilo que ela usa pra seduzir, sem mencionar aquilo que não posso dizer, é tão bom!). Villela não poderia ter feito melhor ou mais elegante "tradução".
Adeus, Norma!
_______
Ouça C´est Ci Bon com Norma Bengell aqui!!!