Modular e inteligente
Ethel Leon
O designer venezuelano/brasileiro Pedro Useche continua sua pesquisa de projetos inteligentes e modulares. Recentemente ele mostrou uma linha de móveis, fabricados pela empresa gaúcha Schuster, em que um módulo de compensado se repete em diversas peças. Trata-se de concha prensada e curvada nas duas extremidades, que ele utilizou como módulo de estante, base de assento de banquinho, estrutura de encosto e assento de poltrona, bandeja e luminária.
Useche também desenvolveu, em conjunto com a artista plástica Monica Piloni, algumas luminárias escultóricas, de tom surrealista. Aqui, de certa forma, ele retoma ocomeço de sua carreira, em que formas simbolizantes, realizadas de modo artesanal, eram a tônica de sua produção.
A pequena lâmpada fica presa na parte inferior do corpo da mulher acéfala e de três pernas, iluminando o próprio objeto. É mais uma peça iluminada, espécie de balizador, do que propriamente uma luminária. A lâmpada é protegida por uma sorte de saia chamando a atenção para eventual reflexão sugestiva sobre o lugar da mulher em nosso mundo: ela tem cabelos, mas não cabeça, três pernas e não apenas duas e sua região genital está coberta e iluminada.
Useche, designer que é, incomodou-se ao procurar interruptores para a peça e acabou desenvolvendo um específico, a partir de tubo metálico cortado e vedado por resina, aplicada por Monica Piloni. O botão de liga/desliga é um pino daqueles que se usam em mesas de som e outros aparelhos. O resultado é um interruptor pequeno e delicado, que bem poderia ser produzido em alta escala, aliás, como muito do que Useche desenvolve.
|
|