Steven Heller em português
Ele faz parte da estante de qualquer designer gráfico. Não é para menos. Steven Heller tem mais de 60 livros publicados. Mas o melhor: tem textos curtos e variadíssimo, crônicas extremamente informativas e com muitos quês de análises.
Mais ainda: ele parece não ter preconceitos de temas e é capaz de falar com o mesmo gosto pela pesquisa do antológico cartaz Nie, do polonês Tadeusz Trepkowski, e dos cartazes do não menos lendário Grapus, assim como das paródias da revista Mad, da suástica e de embalagens anônimas de lâminas de barbear.
Pois finalmente o leitor brasileiro tem acesso a uma das antologias de Heller, publicada pela Editora Rosari. Trata-se da segunda edição de Design Literacy, traduzido como Linguagens do Design compreendendo o Design Gráfico. Heller tem visão ampla do que seja design gráfico, entendendo-o como veículo comunicativo e, por isso, faz questão de justapor a grandes nomes peças anônimas. Seu texto flui como as boas peças de jornalismo, tem informações precisas e certamente contribui para a construção, pelo registro analítico, da história moderna e contemporânea.
|
|